UEMA realiza o encerramento da Semana Acadêmica 2021

Por em 10 de dezembro de 2021

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou nesta sexta-feira (10), o encerramento da Semana Acadêmica 2021 que teve como tema “UEMA na pandemia: ciência para a vida”. O evento, que foi voltado para comunidade científica da UEMA e a comunidade geral, foi realizado totalmente na modalidade virtual.

A Semana objetivou elevar o envolvimento discente na produção científica da UEMA; despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e a comunidade; divulgar conhecimentos gerados na pesquisa, extensão e incentivar a comunidade a participar de eventos científicos.

De acordo com o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, “a UEMA em todos os seus espaços, facilitados pela tecnologia, estiveram absolutamente integrados a este momento de celebração da nossa Instituição como produtora e difusora de conhecimentos. A Semana Acadêmica chega ao seu final coberta de êxito, êxito que se materializa pelo despertar da vocação científica de jovens estudantes e pela capacidade e maturidade na orientação por parte dos professores e professoras. Com isso, devemos sempre buscar o aprimoramento do nosso fazer acadêmico e reflexo disso, nas atividades de pesquisa, ensino e extensão”.

E finalizou, “que a esperança para 2022 signifique novos desafios, novos desafios para a humanidade, para o país, para o estado, para nossa Universidade. Que nós não admitamos nenhuma forma de retrocesso. Que consigamos permanecer no trilho do nosso desenvolvimento institucional, querendo avançar sempre e cada vez mais, amadurecermos academicamente, e assim possamos celebrar os nossos 40 anos, quatro décadas de serviços prestados ao povo do Maranhão”.

Durante seu discurso, o vice-reitor Walter Canales pontuou que esse é o grande objetivo da Universidade, a formação dos discentes. É mostrar para a sociedade o que é feito dentro da Instituição. “Foi uma semana proveitosa e com certeza acrescenta muito para nossa Universidade, o que ela pretende na formação do seu corpo discente e em relação as suas competências e habilidades”, frisou o vice-reitor.

Segundo a coordenadora da Semana Acadêmica, Andréa Azevedo, “ao longo de uma semana destacamos a Universidade Estadual do Maranhão como geradora de conhecimento salientando a importância do aspecto investigativo e da leitura como atos imprescindíveis para a produção científica, evidenciando ainda, a relevância da pesquisa em todas as ações da Universidade para produzir conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão”.

E enfatizou, “mais de mil trabalhos científicos foram apresentados durante o evento, com 7.390 inscrições, sendo considerado recordista de público, o que nos deixa muito felizes e entusiasmados”.

A Semana Acadêmica 2021 foi constituída pelo XXXIII Seminário de Iniciação Científica, com apresentações dos trabalhos de Iniciação Científica PIBIC, PIBIC-AF, PIBITI e PIVIC; o PRÉ-JOEX, com apresentações dos resultados parciais dos bolsistas que desenvolvem os projetos de extensão do PIBEX, ACOLHER, EXTENSÃO PARA TODOS, MAIS EXTENSÃO; o PRÉ-JOCULT, com apresentações dos resultados parciais dos bolsistas que desenvolvem os projetos de extensão do Bolsa Cultura; o VI Encontro de Iniciação à Docência da UEMA, com apresentações dos bolsistas PIBID e Residência Pedagógica; e Simpósio Agenda 2030 e os ODS na UEMA, promovido pela Assessoria dos ODS/UEMA e AGA/UEMA e que abordou o tema “UEMA 2030 – a agenda global no contexto pandêmico”.

Além dos eventos científicos houve a exposição de vídeos institucionais, lançamento de livros, revistas científicas e apresentações culturais, com o intuito de refletir e valorizar as variadas formas de cultura e arte no estado do Maranhão.

Por: Karla Almeida