NAU celebra Dia Especial da UEMA

Por em 16 de novembro de 2021

Na manhã dessa terça, 16, o Núcleo de Acessibilidade da Universidade Estadual do Maranhão (NAU/UEMA) comemorou o Dia Especial da UEMA, com a finalidade de divulgar os trabalhos do NAU para sociedade acadêmica.

“Temos uma equipe multidisciplinar que executa ações de apoio pedagógico para promover à acessibilidade de estudantes com deficiências ou necessidades educacionais específicas. Trabalhamos com respeito à diversidade, que existe em uma sociedade com conceitos de pluralidade, multiplicidade e heterogeneidade (…) a UEMA proporciona condições para tal fim, em todos os campi da Instituição”, frisou a coordenadora do NAU, Marilda Rosa.

O NAU é um espaço dinâmico e acadêmico que foi criado em 2014, alinhado com a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, e funciona como um espaço pedagógico, no qual é desenvolvido um trabalho voltado para institucionalizar iniciativas concretas que venham garantir condições de acessibilidade para a promoção da inclusão acadêmica, científico-cultural e social dos discentes com deficiência que demandam de apoio educacional especializado do NAU.

O público alvo do Núcleo são alunos da UEMA com deficiência física/paralisia cerebral; surdez; deficiência visual (visão monocular e baixa visão); cegueira; deficiência intelectual; deficiência múltipla; transtorno do espectro autista; e superdotação/altas habilidades.

O NAU objetiva viabilizar condições para expressão plena do potencial do estudante durante o ensino e aprendizagem, garantindo sua inclusão social e acadêmica nesta universidade. O acompanhamento educacional especializado pode ser solicitado por meio de encaminhamento do Coordenador de Curso correspondente para que o estudante preencha a solicitação/triagem ou pelo próprio estudante diretamente no NAU.

Acompanhe as ações do NAU por meio do site e Youtube do Núcleo.

Por: Walline Alves