UEMA realiza aula inaugural do curso “Educação para o envelhecimento”

Por em 9 de novembro de 2021

A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolve o Plano de Ação da Estratégia Global sobre Envelhecimento e Saúde que preconiza que um envelhecimento saudável demanda aprendizado ao longo de toda a vida, permitindo que a pessoa idosa faça aquilo que valoriza, mantenha a capacidade de tomada de decisão e preserve seu propósito, identidade e independência. Isso requer educação, treinamento de habilidades e uma participação livre de barreiras, incluindo iniciação digital.

Diante dessa realidade, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), iniciou, na tarde de ontem (08), as ações do programa UNABI 2021 com a realização da aula inaugural do curso denominado: “Educação para o envelhecimento”.

O Núcleo de Tecnologias para a Educação (UEMANET) será responsável por oportunizar a retomada das atividades, e a pessoa idosa, público alvo do Programa, terá as condições necessárias e iniciais de acesso ao conhecimento, conteúdos e atividade por meio das tecnologias.

A aula inaugural contou com a presença do reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; do vice-reitor, Walter Canales; do pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Henrique Aragão Catunda; da coordenadora do UEMANET, Ilka Márcia Ribeiro De Sousa Serra; da coordenadora geral da UNABI, Efigênia Magda Vieira de Oliveira; além de alunos e convidados.

A coordenadora geral da UNABI, Efigênia Magda Vieira de Oliveira mencionou: “A UEMA/PROEXAE, desenvolve desde o ano de 2016, o Programa de Extensão Universidade Aberta Intergeracional (UNABI), ofertando anualmente atividades socioeducativas voltadas para a qualidade de vida de pessoas idosas do Estado do Maranhão. Com o advento da pandemia, as atividades da UNABI foram paralisadas para resguardar a população idosa. Agora, estamos retornando nossas atividades, de forma remota, com a realização do curso “Educação para o envelhecimento”. Esse Curso foi pensando e principalmente planejado para atender as demandas, os anseios, as expectativas, das pessoas idosas que estão, devido a pandemia, afastadas do convívio social”.

De acordo com coordenadora do UEMANET, Ilka Márcia Ribeiro de Sousa Serra “a UEMA foi desafiada a fazer esse curso, mediado pelas tecnologias, que pudesse incluir digitalmente nossos idosos, pois o objetivo é que vocês tenham acesso a um conhecimento que vai além de determinado conteúdo. Tenho certeza que esse curso será um sucesso e quero pedir para vocês que não desistam, pois vocês terão todo o suporte da UEMA para ajudá-los a passar por mais essa etapa da vida de vocês, com o desenvolvimento de competências tecnológicas que são imprescindíveis para nossa sociedade”.

O pró-reitor Paulo Catunda disse: “Quero agradecer o envolvimento de todos na realização desse Curso. A Gestão Superior da UEMA, mais uma vez, desenvolvendo políticas que realmente colocam os idosos dentro do planejamento e da pauta da nossa Instituição”.

O vice-reitor Walter Canales destacou: “Com essa iniciativa vamos dar uma sequência importante a UNABI, pois não poderíamos ficar mais tempo sem as atividades desse Programa. Portanto, de forma on-line, nós damos continuidade, mas tenham a certeza que todos nós estamos aqui trabalhando para que a presencialidade volte o mais rápido possível, graças a Ciência”.

De acordo com o reitor Gustavo Pereira da Costa, “a população mundial está envelhecendo, e isso, é uma grande oportunidade e um enorme desafio para as famílias, para as comunidades, para as sociedades, para os poderes públicos. Com isso, temos uma oportunidade ímpar de efetivamente, fazer, realizar os direitos fundamentais assegurados as pessoas idosas. A UEMA tem se dedicado nos últimos anos a reafirmar esses direitos e tem reafirmado o seu compromisso em ampliar oportunidades, a incluir, incluir as pessoas idosas em seus projetos, em suas iniciativas, que traz vida, traz esperança e rejuvenesce a nossa Instituição. Com o advento da pandemia, tivemos que pensar em uma alternativa para o retorno das atividades da UNABI, com isso pensamos na realização desse Curso, no formato remoto, para que os idosos se sentissem acolhidos e valorizados. Que vocês aproveitem cada etapa e cada momento desse curso como uma renovação de esperança”.

Na oportunidade, foi proferida a palestra “Envelhecer é um privilégio, envelhecer feliz é uma conquista”, pelo professor Artur Vieira Filho, Cofundador do Centro de Estudos da Felicidade (RJ).

Por: Karla Almeida