Primeiro estudante do PROFITEC inicia estágio não-obrigatório

Por em 5 de outubro de 2021

O estudante do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do Programa de Formação Profissional e Tecnológica da Universidade Estadual do Maranhão (PROFITEC/UEMA), Júlio César Mesquita  Ferreira, é o primeiro aluno do novo programa da UEMA a iniciar estágio não-obrigatório.

Júlio César, que está no terceiro período do curso, iniciou o estágio na empresa Serviço Autônomo de Água e Esgoto da cidade de Caxias (SAAE).

“Vejo o estágio como algo de grande importância para minha formação, pois sou capaz de aplicar meus conhecimentos no dia a dia, ajudando a equipe como um todo. Além disso, eu adquiro muito mais conhecimento na prática do que teria somente em sala de aula”, disse.

De acordo com o coordenador de estágio do PROFITEC, prof. Wellinton de Assunção, o papel do estágio na vida acadêmica é de suma importância para aliar aos conhecimentos acadêmicos, a prática do mundo do trabalho. Além disso, o estágio coloca os estudantes em situações do dia a dia que exigem comportamentos e atitudes, incluindo habilidades sociais e comunicativas que serão diferenciais na vida profissional.

Para o prof. Wellinton Assunção, o tecnólogo em Redes de Computadores está inserido em uma área com demanda profissional cada vez mais elevada.

“Os setores que abrem vagas para esses profissionais são muitos, desde a gestão de redes e infraestruturas de TI de pequenas, médias e grandes empresas, até provedores de serviços de Internet e empresas de pesquisa e desenvolvimento”, explica.

Sobre o PROFITEC

O PROFITEC é o mais novo programa de Formação da UEMA cujas aulas iniciaram em setembro de 2020, com três cursos: Curso Superior de Tecnologia em Redes e Computadores, Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores e Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Qualidade.

Os cursos de graduação do PROFITEC têm duração de 2 anos e 6 meses a 3 anos e são ofertados nos campi Bacabal, Caxias, Grajaú, São Bento, Santa Inês e Timon.

Por Débora Souza