UEMA concederá título de Doutor Honoris Causa ao professor José Ribamar Trovão

Por em 19 de julho de 2021

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) concederá o título de Doutor Honoris Causa ao professor José Ribamar Trovão. A solenidade virtual será realizada no dia 29 de julho, às 17h, com transmissão pelo canal do Youtube da UEMAnet (www.youtube.com/c/uemanetoficialead).

A outorga do título de Doutor Honoris Causa, por parte da universidade, representa a escolha de uma personalidade ilustre, pela sua postura de vida, pela sua obra e contribuição para o bem comum.

O professor José Ribamar Trovão se destacou nos meios acadêmicos maranhense e brasileiro por seu notório saber e comprometida atuação do campo das Ciências.

Saiba mais sobre o homenageado

José Ribamar Trovão é professor e escritor brasileiro. Graduado em geografia pela UEMA, mestre e doutor em geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi geógrafo da Superintendência do Desenvolvimento do Maranhão, do Instituto de Recursos Naturais e da Secretaria de Agricultura. Desde 1966, é professor de geografia e integrou o quadro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da UEMA.

Publicou dois livros (Atlas Escolar Maranhão – Espaço Geo-Histórico e Cultural e Ilha Latifundiária na Amazônia Maranhense), além de artigos e trabalhos técnicos científicos.

Atualmente é funcionário do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e desenvolve pesquisas voltadas para a organização do espaço e socioeconomia com inúmeros trabalhos sobre o estado do Maranhão.

Por: Polyanna Bittencourt