Estudantes do CCT realizam visita técnica à Vale

Por em 23 de agosto de 2012

Na manhã de ontem (22), uma comitiva formada por alunos de vários cursos do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizaram uma visita técnica à Companhia Vale.

A saída da turma de estudantes foi acompanhada pelo diretor do CCT, Jorge Passinho, e pelo diretor do Curso de Engenharia de Produção, Wellington Assunção. Durante a visitação, propriamente dita, fizeram-se presentes o pró-reitor de Administração, Walter Canales; as assessoras da Reitoria, Grete Pflueger e Maura Cléia de Araújo;  além do diretor do Curso de Engenharia da Computação, Reinaldo de Jesus da Silva.

Os 46 acadêmicos das áreas de Engenharia Mecânica, Produção, Civil e Computação, bem como os de Arquitetura e Urbanismo, foram recepcionados por funcionários do Departamento de Comunicação da Mineradora, que prontamente, apresentaram, durante uma excussão à empresa, os canteiros de obras de ampliação, a área dos viradores de minério, o pátio de estocagem, o porto da Ponta da Madeira e o Centro de Controle Operacional, responsável pela observação e manutenção do bom funcionamento das rotas ferroviárias.

Também foi realizada uma palestra que tratou sobre a visão ambiental, social e profissional da Vale. Os engenheiros da Ferrovia e do Porto, respectivamente, Adna Oliveira e José Pinheiro, que também é professor na Uema, falaram sobre suas experiências pessoais na empresa e sobre os benefícios que a Vale oferece, tais como os projetos educacionais para qualificação dos funcionários.

Sobre a oportunidade, o professor Walter Canales destacou: “É importante nós termos esse contato com a Vale, uma empresa que está aqui no Maranhão e que absorve os nossos discentes em várias áreas. Então, nada melhor que estreitarmos esse laço. Por isso é que pretendemos realizar, posteriormente, mais uma visita à empresa com os demais gestores e professores da Uema, para que tenhamos um melhor conhecimento das demandas operacionais da Companhia e para que, em contrapartida, ela também tenha conhecimento das áreas dentro da Uema, nas quais poderá apoiar, no intuito de qualificar melhor os seus funcionários”, explicou Walter.

Para o estudante Silas Silva Brasil, do 5º período de Engenharia da Computação, a visita superou suas expectativas: “Foi muito bom porque eu não conhecia a área da Vale, e isso acabou me incentivando a pensar em trabalhar aqui. Gostei muito das oportunidades de emprego e de estágio. Foi mais do que eu esperava”.

Já Caroline Melo de Oliveira, do 5º período de Engenharia de Produção, afirmou: “acho que serviu para ampliar a visão do que a Vale significa para São Luís e para o mundo. Existe muita oportunidade de trabalho. Vejo essa possibilidade de inserção no quadro profissional. A gente sabe que a visita não é algo aleatório, é um processo, uma visão futura de fazer parte da empresa”, refletiu.

O acontecimento é fruto de reuniões realizadas entre as duas instituições, nas quais foram tratadas questões como a formalização da doação de dois prédios da Companhia, nos quais funcionam os Centros de Estudos Superiores de Açailândia (Cesa) e Santa Inês (Cessin). Além de uma possível assinatura de convênio de cooperação mútua.

A professora Maura Cléia de Araújo explicou que esse processo de reaproximação está sendo intermediado pelo gerente geral de Relações Institucionais da Vale, Dorgival Pereira. De acordo com ela, “o que se observa é que tanto a Companhia como a Uema têm interesse nessa parceria, que já existia por meio das Empresas Juniores, e que agora só se fortalece”. A assessora relembra, ainda, que está prevista para o próximo mês, a realização de um workshop entre as duas instituições, no Jardim Botânico da Vale.

Fotos: Wagner Moreira