Mais de 200 alunos de Cursos Técnicos EAD são diplomados em São Luís
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 24 de maio de 2019
Na noite de ontem (23), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), diplomou 217 alunos de Cursos Técnicos na modalidade a distância dos polos Manuel Beckman e Paulo VI.
Foram diplomados alunos dos Cursos de Logística, Manutenção Automotiva, Programação de Jogos Digitais, Meteorologia, Segurança do Trabalho e Redes de Computadores.
Em todo o Maranhão, até o fim deste mês, a UEMA terá diplomado 254 novos profissionais em 44 polos EAD.
A oferta dos cursos é fruto de uma parceria entre a UEMA e o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC).
“É importante destacar a modalidade a distância da nossa Universidade, sempre muito à frente do que nós podemos entender como a média nacional, trazendo possibilidade àquele profissional que não pode estar diariamente na sala de aula de alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos. Meus parabéns a toda a equipe que se empenhou direta ou indiretamente para essa realização”, disse o vice-reitor Walter Canales.
Já o secretário da SECTI, Davi Telles, destacou a educação e o trabalho como bases para um país melhor. “Temos que continuar a sonhar e a construir um Brasil melhor através da educação e do trabalho”, comentou.
Para a coordenadora do UEMAnet, Ilka Serra, a formação técnica é transformadora da realidade de muitas famílias brasileiras e o ensino a distância democratiza o acesso ao conhecimento.
“É uma alegria para a UEMA esta terceira oferta de cursos técnicos a distância. Desde 2011, a UEMA é a segunda universidade estadual a ter cursos técnicos a distância e com uma aceitação muito forte. Realmente, a UEMA tem um destaque na formação de alunos no nível médio em diversos cursos. Então, temos hoje a formatura desses alunos, colocando no mercado de trabalho pessoal com qualificação para atender a essa demanda de maneira eficiente”.
O formando do Curso Manutenção Automotiva, Elias Carvalho, de 74 anos, contou como foi a trajetória para chegar até a diplomação.
“Trabalho com mecânica de automóveis há 54 anos e, de acordo com nosso trabalho, a gente vai aperfeiçoando mais o nosso conhecimento durante o curso. Se não acompanharmos a tecnologia, ficamos fora do mercado. Com a ajuda de Deus e muito esforço consegui concluir. Foi muito esforço porque saía do trabalho seis e meia para estar lá às 7h aos sábados e domingos. Agradeço todo o apoio da equipe da UEMA, aos meus familiares e ao pessoal do sindicato que eu participo pelo incentivo”, disse.
Durante a solenidade, a formanda do Curso de Segurança no Trabalho, Patrícia dos Santos, foi a oradora oficial e o juramentista foi Olívio Leopoldo.
Compuseram a mesa de honra, o vice-reitor Walter Canales, o secretário da SECTI, Davi Telles, representando o governador Flávio Dino; a coordenadora geral do UEMANET; Ilka Serra; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda; o coordenador adjunto dos Cursos E-Tec, Mivaldo Alvares de Oliveira; e o secretário adjunto de Educação Profissional e Inclusão Social da SEDUC, André Belo, representando o secretário Felipe Camarão.
Por Débora Souza
Fotos: Rafael Carvalho