II Encontro Nacional de Estudantes de Letras é realizado no Campus Caxias

Por em 20 de maio de 2019

20190515_191736

O Campus Caxias sediou, de 14 a 17 de maio, o II Encontro Nacional de Estudos Linguísticos e Literários (ENAELL). Na programação ocorreram mesas redondas, conferências, palestras, simpósios, minicursos, comunicações, lançamentos de livros e atividades culturais. O tema foi “Perspectivas Críticas e Teóricas Sobre História da Literatura”.

O evento ocorre a cada dois anos e sucedeu o Simpósio de Letras, com 17 edições. O objetivo é dar um alcance nacional às discussões na área de Letras empreendidas pela UEMA Campus Caxias e, também, propiciar a socialização de práticas de pesquisas integradas aos processos formativos, buscando a construção da qualidade do Ensino Superior.

A ocasião contou com a palestra “Escrever uma História da Literatura com o poeta Gonçalves Dias”, com a Profa.Dra. Maria Eunice Moreira, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); “Plataforma de literaturaserviço: estudos sobrea literatura e a tecnologia”, com a Profa. Dra. Cássia Cordeiro Furtado, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na conferência de encerramento o Prof. Dr. Roberto Acízelo de Souza, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), traçou um painel dos estudos literários ao longo do tempo.

O acadêmico Cleyton de Sousa, participante de São Luís, comentou que o evento “foi bastante proveitoso. Os temas não se limitaram à literatura, área que pesquiso, como também às libras, preconceitos linguísticos, estrutura gramatical, etc”.

Entre os assuntos abordados no encontro podem ser citados: ”Produção erecepção de Literatura no século XXI”;’História da Literatura Indígena no Brasil: é possível?”;A Poesia da Canção Popular: Singularidades da Lírica Brasileira”. Uma exposição fotográfica mostrou a trajetória do poeta Salgado Maranhão e outra voltou-se para a natureza e pontos turísticos de Caxias.

A Diretora do Curso de Letras e uma das organizadoras, Profa. Dra. Solange Santana Guimarães Morais, falou que foi possibilitado aos estudantes de Caxias e diversas regiões do Brasil conhecimentos, reflexões, que aprimorem seus conteúdos sobre linguística, literatura. “E nós podemos ter contato com estudos de outros teóricos. Esse encontro é um trabalho conjunto, um esforço coletivo de professores, alunos, servidores. Para o intercâmbio, a integração”, disse ela.

20190514_192843

Por Emanuel Pereira