Herbário Rosa Mochel (SLUI)
O Herbário da Universidade Estadual do Maranhão foi criado em 1988, com cunho didático para atender as aulas práticas do Curso de Agronomia. Desde 2009 está registrado na Rede Brasileira de Herbários da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) como Herbário Rosa Mochel (SLUI), e a partir de novembro de 2010, passou a integrar o INCT – Instituto Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil (Edital MCT/CNPq No. 15/2008 – Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia e MCTI/CNPq/CAPES/FAPs – Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, Edital No 16/2014, com vigência de 29/11/2016 a 30/11/2022). Com apoio do INCT – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil a partir de 2011 e da FAPEMA a partir de 2013, o SLUI iniciou o processo de informatização dos dados da coleção, e a sua inclusão na rede SpeciesLink, do Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA). Desde dezembro de 2017 o SLUI está registrado no Index Herbariorum.
O acervo possui cerca de 5.500 amostras de material botânico, principalmente exsicatas, predominando as angiospermas, com 117 famílias representadas. O acervo conta ainda com 50 pteridófitas, 26 briófitas, 24 algas macroscópicas e duas gimnospermas. Outras coleções são uma xiloteca (174 exemplares), uma carpoteca (50 exemplares), uma coleção de sementes (35 amostras) e uma pequena coleção de fungos macroscópicos (10 amostras). Atualmente o acervo encontra-se 100% informatizado e 6% digitalizado, disponível na rede http://splink.cria.org.br/dc/index?criaLANG=pt&system=&colecao=SLUI.
Sob curadoria da Profa. Dra. Francisca Helena Muniz e Profa. Msc. Ana Maria Maciel Leite, o Herbário Rosa Mochel tem como missão conhecer e conservar a flora do estado do Maranhão. Está associado ao Centro de Educação Ciências Exatas e Naturais, filiado ao Departamento de Química e Biologia. Atendendo anualmente alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e bolsistas da própria e de outras instituições, e a comunidade escolar em geral.