UEMA realiza 4º Mostra de Profissões

Por em 25 de maio de 2018

4mostradeprofissões2A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROG), promoveu nesta sexta (25), a 4º Mostra de Profissões da Instituição. O evento foi realizado em todos os Campi da Universidade.

Com o tema “Espaço das Possibilidades”, o evento tem como objetivo orientar os alunos do Ensino Médio na escolha profissional, apresentando os cursos oferecidos pela Universidade, além dos projetos de pesquisa e extensão realizados na Instituição.

4mostradeprofissões3“A programação do evento possibilita que os alunos conheçam melhor os cursos e o perfil profissional da carreira pretendida. Além disso, os alunos também têm a oportunidade de conhecer os grupos de pesquisa, as atividades de extensão desenvolvidas, para que possam fazer uma escolha equilibrada, consciente”, destacou a coordenadora da Mostra, professora Wasti Aires Cunha.

A Pró-Reitora de Graduação, Andrea de Araújo, destacou a importância do evento. “Para nós é motivo de satisfação expor para a comunidade tudo o que nossa Universidade pode oferecer. A nossa intenção é motivar os alunos a conhecerem melhor as oportunidades, proporcionando uma vivência da rotina acadêmica”, afirmou Andrea.

Para o Vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant’Ana, a Mostra é uma grande oportunidade para os alunos conhecerem a Universidade e o curso que pretendem seguir: “A Mostra é uma orientação vocacional diferente, pois os alunos têm a oportunidade de explorar e conhecer sobre a área que desejam ou então de sanar dúvidas”.

Para a estudante Lara Eduarda, do Centro de Ensino Paulo VI, o evento é uma boa iniciativa para ajudar na escolha do curso e também uma forma de ratificar a vocação profissional. “A escolha de um curso é muito difícil, por isso a Mostra é uma iniciativa muito boa, pois podemos conhecer áreas que as vezes não compreendemos direito. É bom porque podemos ver se queremos fazer aquilo mesmo. No meu caso, serviu para confirmar o curso que quero seguir”, apontou a estudante.

4mostradeprofissões4Durante todo o dia, os alunos contaram com uma programação que incluiu palestras, visitas monitoradas aos centros/campi, informações sobre os cursos, perfil profissional, mercado de trabalho e atividades de pesquisa, ensino e extensão da UEMA, exposição de banners e materiais diversos, informações sobre o PAES (vestibular da UEMA) e atrações culturais.

No Campus Paulo VI, os estudantes acompanharam ainda a palestra “O desafio da escolha profissional”, com o professor Júlio Maciel.4mostradeprofissões1

Por: Polyanna Bittencourt