Cine Boboromina exibe documentário ?Atlântico Negro: na rota dos Orixás?
Por em 2 de dezembro de 2014
O Cine Boboromina exibirá, quinta-feira (4), o documentário “Atlântico Negro: na rota dos Orixás”, que acontecerá no auditório da UemaNet, às 14h. O Cine Boboromina é uma ação do Núcleo de Performance, Memória e Religiosidades em parceria com o Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
O documentário trata sobre uma viagem no espaço e no tempo em busca das origens africanas da cultura brasileira, partindo das mais antigas tradições religiosas afro-brasileiras: o Candomblé, da Bahia; e o Tambor de Minas, do Maranhão. Na Rota dos Orixás, há o transporte do espectador para a terra de origem dos orixás e voduns chamada Benin, onde estão as raízes da cultura jeje-nagô
Na oportunidade, haverá também um debate com participação dos professores Aniceto Cantanhede Filho e Greilson José Lima, ambos da Uema.
Mais informações, acesse https://cineboboromina.wordpress.com/programacao/
Sobre os debatedores:
Aniceto Cantanhede Filho
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (UNB).
Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em quilombos, atuando principalmente nos seguintes temas: quilombos, identidade étnica e etnografias.
Greilson José de Lima
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e doutor em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Estágios pós-doutorais no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE (2013-2014) ; e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba UFPB (2012).