Selo Nacional de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas: Curso da UEMA recebe premiação hoje
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 15 de setembro de 2017
O Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) recebe, hoje (15), o Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas, outorgado pelo Conselho Federal de Ciências Biológicas (CFBio). A Instituição foi a única das regiões norte/nordeste a receber o Selo pela segunda vez consecutiva.
O Selo é um reconhecimento aos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas que primam pela qualidade.
A coordenadora do Curso, Raimunda Fortes, receberá o Selo do presidente do CFBio, Wlademir João Tadei, durante o Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas, em Brasília.
“Nesta edição, somente 18 instituições recebem o Selo, e a UEMA foi a única das regiões norte/nordeste que ganhou o selo pelo segunda vez. Isso mostra que nosso curso de graduação está no caminho certo, com um projeto pedagógico bem estruturado, com disciplinas disciplinas que são abordadas no ENADE, além de bons projetos de pesquisa e extensão”, ressalta Raimunda Fortes.
Para seleção dos melhores cursos, o CFBio criou uma comissão que pré-selecionou aqueles que atenderam os requisitos exigidos, como ter obtido nota 4 na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Os pré-selecionados foram informados e enviaram a documentação solicitada pelo Conselho, que compreendia o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), Instrumentos de Avaliação do Curso/MEC (ENADE) e Atuação Profissional dos Egressos.
A Cerimônia de Outorga do “Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas”, acontece às 20h30, no Hotel Mercure Brasília Líder.
Confira a lista das Universidades premiadas:
- Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – IFSEMG Campus Barbacena (LICENCIATURA)
- Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Unidade BH Coração Eucarístico (BACHARELADO)
- Universidade Católica de Brasília – UCB Brasília (BACHARELADO)
- Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ Campus Chapecó EFAPI (LICENCIATURA)
- Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG Unidade Sede (BACHARELADO)
- Universidade Estadual do Maranhão – UEMA São Luís (LICENCIATURA)
- Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN Campus Universitário Central (LICENCIATURA)
- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP Campus de Rio Claro Instituto de Biociências (BACHARELADO)
- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP Campus de Rio Claro Instituto de Biociências (LICENCIATURA)
- Universidade Federal da Bahia – UFBA Campus Federação Ondina (LICENCIATURA)
- Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Campus de Cajazeiras (LICENCIATURA)
- Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Campus Diadema Unidade José Filho (BACHARELADO)
- Universidade Federal do Amazonas – UFAM Unidade Sede (LICENCIATURA)
- Universidade FEEVALE – FEEVALE Sede (BACHARELADO)
- Universidade Positivo – UP Campus Sede (BACHARELADO)
- Universidade Presbiteriana Mackenzie – Mackenzie Campus São Paulo Consolação (LICENCIATURA)
- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus de Erechim (LICENCIATURA)
- Universidade Vila Velha – UVV Sede (BACHARELADO)
Curso de Ciências Biológicas da UEMA
O Curso de Ciências Biológicas da UEMA foi criado por meio da Resolução nº 279/2001-CONSUN/UEMA e autorizado a funcionar pelo Conselho Estadual de Educação,por meio da Resolução nº 239/2003-CEE/MA. A primeira turma, formada por 30 alunos, iniciou suas atividades em 29 de outubro de 2003. Em 2007, o curso foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (Resolução nº 220/2007- CEE/MA de 27 de julho de 2007). A primeira colação de grau ocorreu em julho de 2008. Em 2016, o curso já contava com 165 egressos, que têm sido aprovados em cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em diversas instituições estaduais e federais do Brasil. Esses profissionais estão atuando no mercado de trabalho como professores do ensino Fundamental, Médio e Ensino Superior, bem como em cargos de chefia nas Secretarias Municipais e Estaduais de Meio Ambiente e empresas privadas.
Por: Débora Souza