Reitoria Itinerante dá expedientes em Caxias
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 18 de maio de 2017
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) deu início na tarde desta quinta-feira (18), aos trabalhos da Reitoria Itinerante, começando pelo Campus de Caxias, com o objetivo de se aproximar das demandas regionais da universidade, ouvido a comunidade acadêmica local.
Para atender às necessidades dessa população acadêmica, a UEMA reúne em Caxias, hoje e amanhã, as Pró-Reitorias de Planejamento, de Administração, de Extensão e Assuntos Estudantis, de Pesquisa e Pós-Graduação e de Graduação.
Participam, também, da iniciativa, as Assessorias de Gestão Ambiental, de Relações Internacionais, de Concursos e Seletivos e de Comunicação, e, ainda, o Setor de Pessoal, o Núcleo de Tecnologias da Informação, a Prefeitura de Campus, o Núcleo de Acessibilidade, entre outros.
Conforme explica o reitor Gustavo Costa, o projeto Reitoria Itinerante, consiste numa iniciativa da gestão central da UEMA no sentido de promover um período de atendimento in loco nos campi da universidade por meio dos setores ligados diretamente à Reitoria, compreendendo as pró-reitorias e as principais assessorias e coordenações mais demandadas. “A ideia é oportunizar – no caso da primeira experiência no campus de Caxias –, dois dias de atendimento aos alunos, professores e à gestão do campus, em suas necessidades”, disse o professor.
E continuou: “É absolutamente indispensável que os gestores se aproximem da comunidade local e vejam os problemas, e, o que é mais importante, encaminhem soluções, fazendo com que a comunidade se sinta parte do processo de gestão”, comenta.
O reitor entende, ainda, que a administração da UEMA não acontece somente em São Luís, “ela se realiza onde está”. Ele declara que o propósito é que, gradativamente, os campi tenham mais autonomia no seu gerenciamento. Nesse processo, o reitor julga que dentro de uma universidade, qualquer forma de gestão precisa ser participativa e legitimada pela comunidade.
A diretora do Campus de Caxias, Valéria Soares Pinheiro, disse que ao receber a notícia da Reitoria Itinerante, começando por Caxias, criou uma grande expectativa. “Essa vinda da administração superior da UEMA ao nosso campus é muito proveitosa porque professores, alunos e servidores têm a oportunidade de resolver suas demandas. Isso é uma forma prática de solucionar questões e esclarecer outras situações, de ouvirmos do reitor e de sua equipe as metas que a universidade tem para hoje e para o futuro”, esclarece.
Para o aluno Leonardo Cardoso, do 5º período de Geografia, a presença da equipe da UEMA em Caxias, liderada pelo reitor Gustavo Costa, é muito importante porque a UEMA não é apenas a Reitoria em São Luís, a universidade é todos os campi e polos. “Ele (o reitor) precisa ver de perto a realidade dos acadêmicos, e, vindo aqui, fica mais fácil para os estudantes conversar com ele e expressar suas necessidades”, ressalta Leonardo.
O propósito da Reitoria é continuar com o projeto, visitando mais outros três campi, recomeçando com Santa Inês.
Texto: Alcindo Barros
Fotos: Luís Paulo