A Educação Musical e Inclusão é o tema da VIII Semana de Música da UEMA

Por em 19 de outubro de 2016

Mesa de abertura VIII Semana de Música

Incluir através da música mostra-se um caminho muito receptivo, favorável e de grandes benefícios e conquistas. A partir disso, o Curso de Música Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), comprometido com essa questão social irá discutir na VIII Semana de Música da UEMA, o tema “A Educação Musical e Inclusão”, no intuito de contribuir com a qualidade da Educação Básica e Superior.

A solenidade de abertura, ocorreu na noite de ontem (18), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), com a presença da pró-reitora de Graduação, Andrea de Araújo, representando o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; da diretora do Curso de Música, Jucilene Guida de Sousa; do professor, José Roberto Froes da Costa, representando todos os professores do Curso; do aluno, Raimundo Nonato Neris Ferreira, representando todos os alunos do Curso de Música e da palestrante da noite, a professora da UFPE, Viviane Louro; além de alunos, professores e convidados.

músicaNa oportunidade, a diretora do Curso de Música, Jucilene Guida de Sousa enfatizou o privilegio de participar mais uma vez desse evento, “a Semana de Música é um esforço de toda a Universidade, e este ano abrange um tema de bastante relevância, em uma sociedade que precisa aprender a respeitar e pluralizar as pessoas. Portanto, o objetivo é contribuir para que sejamos indivíduos que venham cada vez mais incluir”.

O acadêmico de Música da UEMA, Raimundo Nonato, falou: “estamos hoje aqui, cientes da importância desse evento, pois iremos ter a oportunidade de ver o que há de melhor em estudo nessa temática. Portanto, devemos aproveitar essa oportunidade e trocar experiências, mostrando o apreço nessa arte que estamos abraçando”.

A pró-reitora de Graduação, Andrea de Araújo, destacou que é sempre uma grata satisfação participar dos eventos do Curso, “o Curso de Música é uma parte da comunidade acadêmica que sempre busca diálogo, e esse tema vem despertar o debate sobre nossas práticas de ensino, no intuito de uma transformação conjunta. Tenho certeza que serão dias de muito envolvimento e enriquecimento na UEMA”.

Logo após a cerimônia de abertura, a professora Viviane Louro, da Universidade IMG_8200Federal de Pernambuco, proferiu a palestra “A Educação Musical e Inclusiva”, em que apresentou um panorama da educação inclusiva no Brasil.

Na abertura, houve também apresentações dos alunos do curso de Música da UEMA, Jair Torres e Samuel Torres; e Manuel dos Lopes que interpretou o Hino Nacional Brasileiro, além de uma apresentação do cantor Josias Sobrinho.

A VIII Semana de Música está sendo realizada no auditório do prédio de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (Campus Paulo VI) e no auditório do curso de Arquitetura e Urbanismo (Centro Histórico). Além de palestras, teremos também oficinas e produções artísticas, em que os alunos poderão mostrar seus trabalhos, banners, artigos e composições musicais.

A Semana de Música tem como objetivo fomentar a pesquisa, a troca de informações e o debate entre educadores, artistas, gestores, a comunidade acadêmica e a comunidade em geral.

O evento segue até a noite desta quinta, 20.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho