Programa de Formação de Docentes da UEMA terá nova estrutura a partir de 2017
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 13 de outubro de 2016
O Programa de Formação Docente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que hoje atende como Programa Darcy Ribeiro, terá sua estrutura reformulada a partir do próximo ano.
Dentre as principais novidades, está a inclusão dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais. O período das aulas também sofrerá mudanças. Em 2017, elas ocorrerão aos sábados e domingos, totalizando 20 horas, sendo 15h presenciais e 5h com atividades orientadas, em 3 (três) finais de semana para disciplinas de 60 horas.
Segundo a Pró-Reitora de Graduação, Andrea de Araújo, para esse processo de mudança, foi formada uma comissão de organização e sistematização com professores de diversos Campi da Instituição. “Todo o processo foi dialogado e nenhuma mudança foi impositiva. Toda a base do novo Programa está relacionada aos indicadores socioeconômicos do nosso Estado, que indicam a necessidade de ampliar a formação de profissionais nas áreas das ciências tecnológicas e informática, nas engenharias e gestão, direitos humanos, além da diversificação e fortalecimento das licenciaturas”, frisou.
Desde 1992, a UEMA atua no desenvolvimento de uma política de formação de professores, por meio dos Programas de Formação Docentes. O pioneiro foi o Programa de Capacitação de Docentes (PROCAD); posteriormente, ganhou nova ordenação com o Programa de Qualificação Docente (PQD) e; atualmente, desde 2010, está em atuação com o Programa Darcy Ribeiro.
“Nessa jornada de mais de 20 anos, os esforços e mudanças foram em busca da melhoria das políticas de formação inicial e continuada de professores, que devem ser sempre intensificados na busca por maior organicidade nas políticas, nos programas e nas ações voltadas para a formação dos profissionais do magistério da educação básica” afirma o Reitor Gustavo Pereira da Costa.
A meta da UEMA, a partir dessa reestruturação, é formar 2.940 professores para atuar na Educação Básica da rede de ensino do Estado do Maranhão nas áreas de Ciências da Natureza e Humanas, sendo 35 alunos por turma nos polos. Para isso, serão realizadas duas entradas. A de 2017 contemplará os cursos de Ciências Biológicas, Matemática, Letras, História, Geografia e Pedagogia. Em 2018, a entrada será para os cursos de Física, Química e Ciências Sociais.
O Programa de Formação de Professores da UEMA será ofertado em 19 municípios, escolhidos a partir dos seguintes critérios como: ausência de instituições de educação superior; identificação dos cursos ofertados nas instituições de ensino superior existentes; indicadores demográficos, econômicos e educacionais do Estado do Maranhão; aproveitamento da estrutura físico-administrativa dos campi e polos do Programa Darcy Ribeiro.
O público alvo do programa continua sendo o mesmo: docentes das redes de ensino que não tenham a formação em nível superior, egressos do ensino médio e a comunidade em geral.
A nova estrutura do Programa de Formação Docente da UEMA estava prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade (Política de Graduação, item 3.5).
Por: Walline Alves