Seminário Internacional e inauguração da Exposição: Saberes Tradicionais e Etnografia acontecem na UEMA

Por em 7 de abril de 2016

IMG-20160407-WA0034

O pró-reitor Marcelo Cheche fala ao público presente no seminário

Visando discutir questões sociais abrangentes e complexas, foram recepcionados pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA-UEMA), vários pesquisadores, gestores e representantes de movimentos sociais do Brasil e de outros países da América Latina, ontem (7), à noite, no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo – Centro Histórico de São Luís – para a abertura do Seminário Internacional “Centro de Ciências e Saberes, Trabalho Etnográfico e Cartografia Social” e da Exposição “Saberes Tradicionais e Etnografia”.

Na mesa de abertura estavam o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Marcelo Cheche; a diretora do Museu de Astronomia (MAST), Heloisa Bertol Domingues; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA-UEMA), Cynthia Carvalho Martins; o coordenador do projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA-UEA), Alfredo Wagner Almeida; e a representante das quebradeiras de Coco, Querubina Silva Neta.

IMG-20160407-WA0026

Público presente

O professor Marcelo Cheche, representando o reitor Gustavo Costa, deu boas-vindas aos participantes do seminário que debatem questões significativas à busca de soluções para os problemas das comunidades tradicionais, não só do Maranhão, mas de vários países da América Latina. “É um momento importante de afirmação do Mestrado em Cartografia Social da Amazônia, que trabalha de maneira muito eficaz com seus professores, de modo a inserir o grupo em um calendário de eventos nacional e internacional, e de promover um evento dessa magnitude e, ainda, de estabelecer parcerias com um grupo de pesquisas e com setores da sociedade civil, isso expressa a articulação deles com esses pesquisadores”, disse.

O pesquisador Alfredo Wagner explicou que esse é o primeiro seminário do Projeto Centro de Ciências e Saberes, coordenado por ele e pela professora Heloisa Bertol, e resumiu: “A gente espera sensibilizar não só este, mas outros grupos nessa direção, enfatizando a diversidade e a consciência do território”. Ele acredita que, com isso, deve-se abrir um novo capítulo na luta que eles desenvolvem em defesa de justiça social.

A quebradeira de coco, Querubina Silva, agradeceu a UEMA por abrir as portas para debater os problemas das comunidades quilombolas e tradicionais. “É nas comunidades que a gente troca saberes, e tenho certeza que nós não somos loucos, como dizem, somos sim, cidadãos de bem”, defendeu ela.

Durante o evento, o líder comunitário de Canelatiua (município de Alcântara), Domingos Ribeiro, foi homenageado por vários anos de luta pela liberdade de seu povo e pela conquista de seus territórios.

DSCN9652

A professora Heloisa Bertol e a quebradeira de Coco, Querubina Silva, cortam a fita de inauguração da Exposição

Logo em seguida, o grupo se dirigiu à Casa do Maranhão, na Rua do Trapiche, para a inauguração da Exposição: A Exposição Saberes Tradicionais e Etnografia, onde cinco livros de líderes comunitários foram lançados. São eles: Resistência e Fé: Narrativa de um Quilombola (Edinaldo Padilha “Cabeça”); Nice Guerreira: Mulher Quilombola e Extrativista da Floresta (Maria Nice Aires); Direito, Resistência e Mobilizações: A Luta dos Quilombolas de Alcântara Contra a Base Espacial (Leonardo dos Anjos); Lutas em Memória: A Luta pela ‘Terra’ reforçada pela Luta em Defesa dos ‘Territórios’ Quilombolas (Aniceto Araújo, Dorinete Serejo, Marco Antonio e Samuel Araújo); Trilhas Percorridas por uma Militante Quilombola: Vida, Luta e Resistência (Maria Amélia dos Santos)

Ao longo dos três dias serão realizadas mesas de discussão sobre os seguintes temas: “Conhecimentos Tradicionais e Normas Legais na Pan-Amazônia”; “Saberes, literatura dos viajantes na Amazônia e Museus”; “Os Museus e as representações dos povos e comunidades tradicionais” e “As experiências do Projeto ‘Centros de Ciências Saberes’”.

Além da participação dos pesquisadores do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia e dos agentes sociais, os debates contarão com a presença de pesquisadores convidados de diferentes universidades e instituições de pesquisa nacionais e internacionais.

???????????????????????????????

Os autores autografam suas obras para os convidados

Dentre eles se destacam Alfredo Vitery (Equador); Eleazar Jose Yriza (Venezuela); Horácio Usquiano, Ministério das Relações Exteriores (Bolívia); Mario Garreta Chindoy (Colômbia); Mille Gabriel, curadora do Museu Nacional (Dinamarca); Richard Kipruto, representante do povo Endorois (Quênia).

Por: Alcindo Barros

Fotos: Edson Costa