UEMA recebe Selo A3P – Verde, de Sustentabilidade na Administração Pública
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 14 de janeiro de 2016
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), através da Assessoria de Gestão Ambiental (AGA), recebeu o seu primeiro Selo A3P – Verde, de Sustentabilidade na Administração Pública, referente ao período de 2015 a 2020, conferido pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA, como reconhecimento pelo empenho na implementação do A3P, através da adesão formal da Universidade, ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública.
Este programa tem como missão promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicos, onde a A3P pode ser desenvolvida em todos os níveis da administração pública, na esfera municipal, estadual e federal e em todo o território nacional, com o MMA apoiando tecnicamente as instituições interessadas.
Para auxiliar o processo de implantação da agenda, o MMA propõe aos parceiros interessados a sua institucionalização por meio da assinatura do Termo de Adesão e o seu cadastro na Rede A3P. É com base na assinatura e formalização do Termo de Adesão, que as instituições recebem seu primeiro Selo Verde e que tem o propósito de reconhecer e difundir práticas de gestão baseadas em conceitos de sustentabilidade implantadas na Administração Pública.
“Esse reconhecimento é o resultado de todo um trabalho desenvolvido, ao longo de
anos na UEMA (Campus Paulo VI), em variados setores e que neste momento se encontra agregado e encabeçado pela recém-criada assessoria – AGA. É o primeiro passo de muitos que esperamos positivamente serem alcançados num curto espaço de tempo, pois o Selo é composto por três categorias independentes: o Selo Verde, o Selo Prata e o Selo Laranja, que representam diferentes níveis de ações e compromissos ambientais a concretizar futuramente”, destacou a assessora de Gestão Ambiental, Zafira da Silva de Almeida
“O Selo é o reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente que aquela instituição tem o compromisso e a responsabilidade socioambiental de fazer melhor e dar o exemplo, enquanto instituição de ensino. Esse é o ponto de partida, estamos fazendo nossa parte, vendo que é possível trabalhar de forma sustentável. Tem a vigência de cinco anos de adaptação para cumprir os planos de ações estabelecidos, a partir disso, adquirir o próximo Selo”, enfatizou a Engenheira Ambiental Claudia Maria Costa e Silva.
Por: Karla Almeida