Egressa da Uema lança livro de estreia com poesia de resistência
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 7 de abril de 2025
A escritora Danielle Freitas, egressa do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), convida o público de São Luís para o lançamento de sua obra de estreia, “Asfixia”, que acontecerá sexta-feira, dia 25, na Casa de Cultura Josué Montello. O livro é publicado pela Editora Patuá, reconhecida por seu catálogo voltado à literatura contemporânea de alta qualidade.
“Asfixia” é mais do que uma estreia: é um manifesto literário. Em versos densos e sensíveis, Danielle escancara as marcas deixadas pelo patriarcado nos corpos e subjetividades femininas. A obra conta com prefácio da escritora Júlia Vita e orelha assinada por Carla Guerson, e dialoga com nomes como Conceição Evaristo, Adélia Prado, Stella do Patrocínio, Alexandra Kollontai, Hélène Cixous, entre outras vozes fundamentais do pensamento e da literatura feminista.
Com uma linguagem poética visceral, a autora aborda temas como maternidade compulsória, repressão da sexualidade, violência, abusos, loucura, guerra e genocídio – revelando as muitas formas de opressão sistêmica enfrentadas pelas mulheres. No entanto, em meio ao sufocamento, há também o alento: a escrita como resistência, a poesia como sopro, a palavra como libertação.
O evento é aberto ao público, e os exemplares do livro estarão disponíveis para compra no local. Uma oportunidade única para prestigiar o talento de uma autora maranhense que vem se firmando como uma nova voz da literatura.
Serviço:
Lançamento do livro “Asfixia”, de Danielle Freitas
Data: Sexta-feira, 25 de abril
Local: Casa de Cultura Josué Montello – São Luís/MA
Editora: Patuá
Entrada gratuita
Por: Karla Almeida