Encontro Pedagógico de 2025 é iniciado no Campus Caxias e segue até dia 14 de março
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 13 de março de 2025
O Encontro Pedagógico 2025 iniciou na segunda-feira, 10 de março, no auditório Leôncio Magno, no Campus Caxias. O evento, que se estenderá até sexta-feira, 14 de março, traz como tema “A Formação dos Professores e Bacharéis no Campus Caxias no cenário atual”. Dedicado à troca de experiências e reflexão sobre as práticas pedagógicas, o encontro reúne docentes da instituição e organizado pela Diretora do Campus, Profa. Dra. Valéria Cristina Soares Pinheiro, e pela Assessora da Direção, professora Maria de Fátima Alencar Rios.
O objetivo principal do encontro é reforçar a importância do Campus Caxias para o Ensino Superior na cidade e na região, promovendo a consolidação de um ambiente acadêmico dinâmico e enriquecedor.
A programação do evento foi organizada pelos Departamentos, responsáveis por planejar as atividades relacionadas aos cursos oferecidos. Dessa forma, as ações estão alinhadas às necessidades acadêmicas e pedagógicas de cada área.
Em sua fala, a Diretora Profa. Valéria destacou a relevância do momento: “É uma alegria e também um acolhimento. Precisamos ter esse momento. Nossa função como educadores é árdua, principalmente em uma sociedade atual, paradoxal, onde a velocidade e a Inteligência Artificial impactam a educação, enquanto as pessoas ainda necessitam de afeto. Temos alunos e colegas enfrentando dificuldades emocionais, psicológicas e de inclusão. Como professores, não podemos ignorar essas questões, devemos estar atentos a elas.”
Ela acrescentou: “Precisamos estar unidos para ter mais força. Esse é o propósito do encontro. Convidamos todos os colegas para que possamos nos conhecer melhor. Essa semana é para discutirmos, planejarmos e refletirmos sobre o que queremos para 2025. Desejo saúde, paz e equilíbrio a todos.”
A Assessora, professora Maria de Fátima, também se dirigiu aos novos professores nomeados para atuar no Campus Caxias, solicitando que se levantassem à medida que seus nomes eram anunciados. Os novos docentes são: Iloma Rosane Lima Leite, Romário de Sousa Oliveira e Diego Sousa Campelo (Ciências da Saúde – Medicina e Enfermagem), Daniele Cristine Ribeiro (Ciências Sociais e Filosofia), Iúri Sampaio Mateus (História e Geografia), Iúri da Silva Carvalho e Fernando Santana Lima (Matemática e Física), Andressa Bezerra de Oliveira e Francisca Maria (Letras), Laurilene Cardoso da Silva Lopes, Jéssica Rodrigues Santos e Socorro Braga (Educação), Laís Dantas Silva e Antônia Amanda Cardoso de Almeida (Química e Biologia).
A professora Valéria retomou a palavra para apresentar um panorama das atividades desenvolvidas no Campus Caxias e junto à Administração Superior. A apresentação, exibida em um telão, incluiu gráficos, painéis e fotos que destacaram as ações realizadas e os planos para 2025. A discussão abrangeu pontos como ações estruturais, bolsas de estudo, pesquisa, transporte, resultados no Enade, cursos de pós-graduação, entre outros.
Em seguida, a palestra “A Formação de Professores e Bacharéis no Campus Caxias no Cenário Atual” foi ministrada pela Profa. Dra. Rosane Lopes e Silva, Diretora do Curso de Ciências Sociais. A palestrante abordou a evolução da formação de professores no Brasil, destacando que a capacitação docente começou com o ensino das “primeiras letras”, no século XIX, com as escolas normais. Ela também ressaltou que a formação superior de professores no Brasil iniciou em 1934, com o Instituto de Educação da Universidade de São Paulo.
A professora ainda mencionou a história do Campus Caxias, que teve um papel fundamental no contexto educacional da cidade. Ela destacou a presença significativa de mulheres na implementação e consolidação dos cursos de licenciatura da instituição. A escolha de Caxias como sede da primeira faculdade de educação do interior do estado não se limitava ao ensino, mas também à formação de professores para cidades vizinhas, o que atraiu a atenção de lideranças políticas locais.
Rosane explicou que o Campus Caxias fez parte do Projeto Centauro, cujo objetivo era formar professores para um Maranhão Novo, seguindo ideais políticos específicos. A cidade foi escolhida devido ao seu destaque cultural e à quantidade de egressos do ensino médio, o que justificava a necessidade de uma instituição de Ensino Superior. Em 1985, a efetivação da plenificação dos cursos foi concluída.
A palestrante também destacou o protagonismo das mulheres caxienses na história do Campus, lembrando que elas já estavam envolvidas nas reuniões que discutiam a criação do Ensino Superior na cidade, antes mesmo da fundação oficial do campus.
Para concluir, a professora Rosane falou sobre os desafios da formação de professores, ressaltando que essa formação é influenciada por múltiplos fatores que vão além do âmbito pedagógico. Mesmo diante das dificuldades, ela ressaltou que o Campus Caxias continua formando profissionais nas diversas áreas e que há possibilidades viáveis para aprimorar a formação de docentes e outros profissionais, citando as palavras de Paulo Freire: “É preciso ter esperança, esperança do verbo esperançar, porque tem gente que tem esperança do verbo esperar.”
Por: Emanuel Pereira/Campus Caxias