Alunos de Geografia do Programa Ensinar estudam climatologia durante aula de campo


Por em 14 de janeiro de 2025



Alunos do Curso de Geografia do Polo Pirapemas, do Programa Ensinar/Uema, participaram de aula de campo no povoado São Bartolomeu, sob a orientação da Profa.Márcia Fernanda Gonçalves. A atividade fez parte da disciplina de Climatologia, com o objetivo de proporcionar aos estudantes uma experiência prática na coleta de dados morfoclimáticos.

Durante a atividade, os alunos tiveram a oportunidade única de manusear equipamentos como o termo-anemômetro e o pluviômetro, fundamentais para a medição de dados climáticos. Essa prática permitiu que os estudantes aplicassem os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula na análise das características climáticas específicas do povoado São Bartolomeu.

Os resultados obtidos foram compilados em tabelas e relatórios que caracterizam detalhadamente as condições climáticas da região estudada.

Para a Profa. Márcia, essa experiência foi crucial para o desenvolvimento científico dos alunos. “Os trabalhos de campo são fundamentais para associarmos a teoria com a prática. No caso específico da disciplina de Climatologia, o uso desses equipamentos proporciona uma visão mais profunda e científica dos processos ambientais”, disse ela.

O aluno Helton Augusto destacou que “com esse trabalho, além de aprofundarmos e colocarmos em prática o que aprendemos com a professora em sala de aula, tivemos a oportunidade de mergulhar na natureza e observar os fenômenos geográficos acontecendo. Alguns fatores ficaram mais claros para nós naquele momento, o que nos permitiu realizar as anotações necessárias para compreender melhor os ensinamentos da professora. É muito gratificante que o Programa Ensinar permita e incentive professores, como a professora Márcia Fernanda, a realizar aulas de campo. A educação vai além da sala de aula, e aprendemos muito mais com a prática”.

De acordo com o aluno Josimar Ferreira, a pesquisa em campo é essencial para compreender as transformações ambientais e sociais. “Nessa aula, mergulhamos nos encantos do Povoado São Bartolomeu, a 3 km de distância de Pirapemas, às margens do Rio Itapecuru. O contato direto com a natureza, aliado aos conhecimentos adquiridos em sala de aula na disciplina de Climatologia, nos proporcionou uma visão mais ampla sobre a dinâmica climática, suas variações e fatores. Coletamos informações, manuseamos equipamentos, analisamos dados, observamos paisagens e discutimos questões que conectam ciência e realidade. Cada passo reforça a importância da pesquisa no processo de formação e de uma educação que transcende os muros da sala de aula. Foi uma experiência enriquecedora que nos aproximou da prática geográfica e fortaleceu o compromisso com o conhecimento. Agradecemos à Professora Me. Márcia Fernanda por nos conduzir nessa jornada de aprendizado!”, destacou.

A aula de campo não apenas enriqueceu o aprendizado dos estudantes, mas também fortaleceu a importância do curso de Geografia em conectar os estudantes com o ambiente natural, preparando-os para futuros desafios profissionais na área ambiental e científica.

Por: Paula Lima



Últimas Postagens