Estudantes da Uema se destacam com premiação em evento de Relações Internacionais em Porto Alegre
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 20 de dezembro de 2024
Entre os dias 12 e 14 de dezembro de 2024, Porto Alegre recebeu o 7º Seminário de Graduação e Pós-Graduação em Relações Internacionais, organizado pela Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Representando a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), as estudantes Mirna Santana Campos, Luiza Pereira e Lívya Ivo, acompanhadas pelo diretor do curso de Relações Internacionais Bacharelado, o Prof. Dr. Thiago Allisson Cardoso de Jesus, marcaram presença no evento, que reuniu pesquisadores, professores, profissionais e estudantes do Brasil e do mundo.
Com apoio institucional e financeiro da Uema, por meio da PROEXAE, as alunas participaram ativamente do seminário, apresentando trabalhos científicos relacionados a temáticas de Relações Internacionais. Essas apresentações destacaram o potencial acadêmico e a qualidade das pesquisas desenvolvidas no curso, fruto de iniciativas de iniciação científica e atividades extensionistas.
Além das apresentações, as estudantes participaram de diversas reuniões técnicas. Já o Prof. Thiago Allisson, representando institucionalmente a Uema, integrou fóruns de discussão sobre a identidade do curso de Relações Internacionais, a curricularização da extensão e novos rumos para pesquisas que promovam impacto social e empregabilidade na área.
Entre os pontos discutidos, destacou-se a necessidade de uma matriz curricular mais interdisciplinar e pragmática, que contemple os eixos essenciais para a prática profissional do internacionalista. O professor apresentou as experiências e desafios do Laboratório de Práticas Internacionais, coordenado em parceria com a SEDEPE, bem como as recentes adequações feitas na matriz curricular, que agora incluem disciplinas aplicadas como Direitos Humanos, Estudos de Estratégia e Defesa, Ética e Meio Ambiente, Identidades, Raças e Etnias, Ecopolítica, Paradiplomacia e Histórias das Relações no Sul Global.
Um dos destaques do evento foi a estudante Mirna Santana Campos, bolsista de extensão/PIBEX, que recebeu menção honrosa e conquistou o segundo lugar no Concurso Nacional de Iniciação Científica e Extensão em Relações Internacionais, promovido pela ABRI. Sua premiação foi pelo pôster apresentado no seminário, com a temática: “Juca nas Escolas – Versão Gonçalves Dias: Difusão da Agenda 2030/ONU em Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio de São Luís–MA”, resultado de um projeto de extensão desenvolvido pelo curso desde 2023, com vigência até 2025.
Em 2024, o Bacharelado em Relações Internacionais celebrou um ano de grandes realizações, como a implementação de termos de cooperação, a consolidação do Laboratório de Práticas Internacionais, atividades de simulação, a fundação da Empresa Júnior, e o avanço no processo de implementação de uma Agência de Comunicação Internacional. Também se destacaram as ligas acadêmicas, projetos de iniciação científica, de extensão, de inovação e as diversas parcerias estabelecidas, como com a Escola Superior de Guerra, o IRI/USP e o Governo do Estado do Maranhão.
Por: Ascom, com informações do curso de Relações Internacionais