Uema inaugura a 8ª máquina de reciclagem inteligente do Maranhão
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 17 de dezembro de 2024
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) por meio da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) em parceria com a Ambipar e Equatorial Energia, inaugurou na última sexta-feira (13) a ‘Retorna Machine’, a 8ª máquina de reciclagem inteligente a ser instalada em todo o Maranhão.
A Retorna Machine é uma máquina que coleta as embalagens usadas para reciclagem e oferece em troca moedas digitais (tricoins) aos usuários, além da possibilidade de participar de um sistema de gamificação para auxiliar na criação de uma rotina de reciclagem.
Na ocasião, a Pró-Reitora de Infraestrutura, Profª Teresinha Coelho, representando a Uema, recebeu o prêmio ‘E+ Reciclagem’ do Executivo de Experiência do Cliente da Equatorial, Raphael Melo, que enfatizou a relevância da questão dos resíduos sólidos para a sustentabilidade e parabenizou a Universidade pelo compromisso com as questões ambientais, destacando a importância de iniciativas como essa para a conscientização e preservação do meio ambiente.
Estiveram presentes na solenidade de inauguração, a equipe da Proinfra, do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS/Uema) e a equipe da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA/Uema).
A máquina de descarte inteligente está localizada no Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN) e já está disponível para uso. Para saber como utilizar a Retorna Machine, siga as instruções no link como funciona a Retorna Machine.
Vantagens do Programa de Fidelidade Triciclo:
Com o cadastro na conta Triciclo, ao reciclar na Retorna Machine, as tricoins podem ser trocadas por diversos benefícios, como doações às instituições de apoio, saldo para transporte público, crédito para celular, pontos em livrarias, desconto em contas de energia, dinheiro em carteira digital, saldo em aplicativos de delivery, além de poder, visualizar os status das máquinas, quantas tricoins já possui, entre outros.
Por: Karolynne Sodré, com informações da Proinfra/Uema
Fotos: Amanda Rayol