Campus São Bento promove palestra sobre Graffiti e a Arte Urbana na Construção de Direitos
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 11 de dezembro de 2024
O Curso de Direito do Campus São Bento da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do projeto de extensão “Direito e Imaginário: Linguagens da Justiça“, realizou a palestra intitulada “Graffiti, Histórias e Tradições: A Arte Urbana em um Contexto de Construção Histórica de Direitos”, ministrada por Gil Leros, artista plástico e graffiteiro.
A palestra, realizada no dia 2 de dezembro, teve como objetivo refletir sobre como a arte urbana se relaciona com a construção de direitos, identidade cultural e transformação social. Discutiu-se o papel da arte como ferramenta de resistência e afirmação da identidade, abordando os desafios enfrentados por diferentes grupos sociais e as conexões entre as expressões artísticas urbanas.
Sobre o projeto de extensão “Direito e Imaginário: Linguagens da Justiça”
O projeto de extensão une as artes – cinema, literatura, música e artes visuais – ao Direito, com o objetivo de promover uma integração interdisciplinar que estimule uma compreensão crítica e reflexiva sobre as questões jurídicas.
O projeto busca impactar tanto os estudantes quanto a comunidade, incentivando um olhar mais profundo e engajado sobre as realidades sociais e jurídicas.
Com atuação no campus de São Bento, o projeto conecta artistas locais a programações de diferentes linguagens relacionadas ao Direito, abrangendo diversas formas de atuação e promovendo a aprendizagem.
Por: Karolynne Sodré