Produtores de mel do Maranhão vencedores de concurso recebem certificados


Por em 10 de dezembro de 2024



                                                                 

Durante a cerimônia de encerramento da II Feira Maranhense da Agricultura Familiar, que aconteceu entre os dias 4 e 7 de dezembro, na Lagoa da Jansen, em São Luís, o reitor Walter Canales fez a entrega dos certificados aos vencedores do 1º, 2º e 3º lugar, do I Concurso do melhor mel de Tiúba do Maranhão 2024, realizado pelo Laboratório de Apicultura e Meliponicultura (Lapimel) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Na ocasião, estiveram presentes os professores pesquisadores Eleuza Gomes Tenório e José Maurício Dias Bezerra, do Lapimel, além do presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Sandro Montenegro, e do secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Barreirinhas, Greidyson Rodrigo Rocha Santos.

                                                                   

Resultado do I Concurso do Melhor Mel de Tiúba do Maranhão  2024

 1º LUGAR: Medalha de Ouro – Mel proveniente do município de Viana, povoado Ibacá do Coaçuzinho – produtores Ezinaldo Belfort Mendes, José de Jesus Costa Mendes e Everaldo Belfort Mendes.

2º LUGAR: Medalha de Prata – Mel proveniente do município de Cajapió – produtor Joselisas Castro Ribeiro – marca, BioNativa.

3º LUGAR: Medalha de Bronze – Mel proveniente do município de Barreirinhas, povoado Bosques – produtores Claudomar Damascena Brito e José de Ribamar de Castro Sousa – marca, Mel dos Lençóis.

                                                                   

A professora Eleuza Tenório disse que o I Concurso do Melhor Mel de Tiúba do Maranhão 2024, do Laboratório de Apicultura e Meliponicultura (Lapimel), foi considerado um sucesso pela quantidade de produtores inscritos, oriundos dos municípios de Anajatuba, Barreirinhas, Bequimão, Cajapió, São Bento, São José de Ribamar, São Luís e Viana. “Esse tipo de concurso pode contribuir e incentivar a produção de mel dessa importante espécie de abelha sem ferrão. O produtor deve buscar sua capacitação para melhorar as técnicas de manejo e produção, para isso, conta com os professores do Lapimel da Uema”, ressalta Eleuza.

                                                                   

Ela informa, ainda, que os meliponicultores vencedores em 3º Lugar – Claudomar Damascena Brito e José de Ribamar de Castro Sousa – marca, Mel dos Lençóis, participaram do concurso de mel nacional, realizado no Conbrapi 2024, em Aparecida, onde obtiveram o 1º Lugar, tendo seu mel reconhecido como o melhor mel de abelha sem ferrão do Brasil.

Todos esses produtores vencedores recebem assistência técnica da professora Eleuza Gomes, do Lapimel – Uema, que também desenvolve pesquisas em seus Meliponários e Apiários, em Barreirinhas, com apoio de bolsistas e voluntários do Pibic Uema/Fapema.

Por Alcindo Barros

Fotografias: Pesquisadora



Últimas Postagens