Alunas de Ciências Sociais do Programa Ensinar/Uema promovem inclusão cultural com o projeto “Raízes e Diversidade”


Por em 9 de dezembro de 2024



Alunas do curso de Ciências Sociais do Polo Viana do Programa Ensinar/Uema, Eline Santos Costa e Letícia Soeiro Ferreira, estão à frente do projeto “Raízes e Diversidade: Aprendendo com a Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, uma iniciativa que integra a disciplina Prática Curricular na Dimensão Escolar, ministrada pela Profa. Dra. Carolina Vasconcelos Pitanga. O projeto foi aplicado na Escola Municipal Profa. Maria de Jesus Santana, envolvendo estudantes do 6º ao 9º ano e a comunidade escolar em um esforço coletivo para valorizar a diversidade cultural.

A implementação do projeto responde à necessidade urgente de incluir as culturas afro-brasileira e indígena no ambiente escolar. A iniciativa busca não apenas cumprir com a legislação que exige o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas, mas também fortalecer a identidade cultural dos alunos.

Segundo os idealizadores, o objetivo principal é criar um espaço onde os jovens possam se conectar com suas raízes e entender melhor seu contexto social e histórico.

Como parte do projeto, Eline e Letícia organizaram um evento cultural que mobilizou a escola e a comunidade local. A programação incluiu palestras, oficinas de dança, música e culinária típica, além da presença de representantes das comunidades afro-brasileiras e indígenas, que compartilharam suas histórias, tradições e experiências.

“Acreditamos que a valorização das culturas afro-brasileira e indígena não apenas promove o respeito pela diversidade, mas também amplia os horizontes dos alunos, permitindo uma educação mais inclusiva e transformadora”, destacou Eline.

Letícia complementou: “O evento foi uma oportunidade para construir diálogos, desconstruir preconceitos e celebrar a riqueza cultural que forma a nossa identidade como brasileiros”.

O projeto também trabalha diretamente com os professores da escola, oferecendo suporte e estratégias pedagógicas para integrar a cultura afro-brasileira nas aulas. Essa parceria visa não só enriquecer o currículo, mas também avaliar as mudanças na percepção dos alunos em relação à diversidade cultural e à importância de reconhecer suas próprias histórias.

A professora Carolina Vasconcelos Pitanga ressaltou a importância de iniciativas como essa no contexto educacional. “Projetos como o ‘Raízes e Diversidade’ cumprem um papel essencial na formação de cidadãos críticos, que reconhecem e valorizam a pluralidade cultural do nosso país”, frisou.

Com resultados positivos e grande adesão da comunidade escolar, o projeto “Raízes e Diversidade” reforça a importância de práticas pedagógicas que promovam inclusão, respeito e valorização da diversidade cultural no ambiente educacional.

Por: Paula Lima



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