Uema convida universitários para a Maratona Farinha de Babaçu: Ideias que Transformam


Por em 9 de dezembro de 2024



Estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) têm uma oportunidade única de mostrar sua criatividade e contribuir para o desenvolvimento sustentável. No dia 13 de dezembro, acontecerá a Maratona Farinha de Babaçu, evento realizado pela Rede Mulheres do Maranhão e promovido pela Mandū – Inovação Social e Fundação Cargill, voltado para universitários que busca explorar novas ideias e aplicações para a farinha de coco babaçu. O evento será realizado no Sebrae Lab, Sítio do Rangedor – Cohafuma, das 8h às 17h30.

A maratona é um convite para que estudantes universitários – público-alvo do evento (a partir de 18 anos) –, possam transformar a farinha de mesocarpo, importante alimento nutricional de promoção e manutenção de segurança alimentar, em soluções criativas e impactantes para as comunidades e territórios que vivem a partir da cadeia do babaçu, como a Rede Mulheres do Maranhão.

O desafio

Durante a maratona, os participantes serão desafiados a propor soluções criativas para o uso do mesocarpo do babaçu, ingrediente que tem potencial de aplicação que vai além dos alimentos, alcançando setores como cosméticos e moda. A proposta é promover a segurança alimentar, fortalecer comunidades locais e incentivar práticas sustentáveis.

Premiação

No total, são 40 vagas, com prêmios que variam de R$ 500,00 a R$ 1.500,00. Serão escolhidas as ideias que melhor apresentarem critérios como: relevância da solução proposta, impacto socioambiental, viabilidade técnica e econômica, originalidade e inovação, clareza e qualidade da apresentação. Para saber mais sobre o edital, acesse: https://drive.google.com/file/d/1MzTOJQ0mEU_A2gZonIs_DVAm2RzM0XMh/view.

As inscrições são gratuitas. Garanta sua vaga acessando o link: https://bit.ly/495xWnc.

Além de concorrer a prêmios, a Maratona Farinha de Babaçu é uma chance de colaborar com a valorização do babaçu, um recurso natural tão presente no Maranhão, e contribuir para a sustentabilidade e o desenvolvimento social e econômico.

 

Por: Assessoria de Comunicação – Uema



Últimas Postagens