Semana Acadêmica 2024 da Uema encerra com premiações e reconhecimento aos melhores trabalhos


Por em 7 de dezembro de 2024



     

Com mais de 2.000 participantes, a Semana Acadêmica 2024 da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) chegou ao fim ontem (06), celebrando o sucesso de um evento que congregou atividades diversas, como o 16º Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), a 16ª Jornada de Extensão Universitária e Jornada Cultural (JOEXCULT) e o Seminário Mais Extensão. A cerimônia de encerramento destacou os melhores trabalhos apresentados ao longo da semana, premiando iniciativas regionais e concedendo menções honrosas.

Durante a mesa de encerramento, o reitor da Uema, professor Walter Canales, destacou os desafios e conquistas do evento, que marcou o retorno pleno à presencialidade no final do ano acadêmico. “Foi realmente um desafio voltarmos à presencialidade nesse período, mas fomos exitosos. Precisamos, no entanto, de mais: ampliar nosso público e melhorar continuamente. A universidade tem um papel de prestar contas à sociedade, e eventos como este são fundamentais para isso. Parabenizo os premiados e todos que participaram dos projetos. Este é um aprendizado que vai além do acadêmico, contribuindo para a formação de caráter e cidadania dos nossos estudantes,” afirmou o reitor.

   

A coordenação do evento também enfatizou a importância da popularização da ciência, da extensão e da cultura universitária. “Este evento é uma demonstração clara do retorno que a Uema oferece à sociedade. É o resultado de investimentos na formação de nossos alunos, que, por sua vez, impactam positivamente o estado do Maranhão com pesquisa e extensão”.

Com o tema central “Desafios e Oportunidades da Inteligência Artificial na Educação”, a Semana Acadêmica, que foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), promoveu mais de 70 atividades distribuídas entre os campi de São Luís, Caxias, Bacabal e Balsas, consolidando o formato regionalizado.

   

Ao todo, foram apresentados 1.200 trabalhos acadêmicos, sendo 700 de pesquisa e 500 de extensão, abrangendo os eixos científico, cultural e ambiental. Os trabalhos apresentados demonstraram a relevância de iniciativas que conectam a produção acadêmica com as necessidades reais da sociedade.

Durante o encerramento, foram premiados os melhores trabalhos do SEMIC – Seminário de Iniciação Científica, JOEXCULT – Jornada de Extensão e Cultura e Seminário Mais Extensão, evidenciando a excelência acadêmica e o impacto social dos projetos. A premiação teve o objetivo de reconhecer e reafirmar as atividades de pesquisa e extensão da Uema como forma de valorização da inserção social, política, econômica e cultural. 

   

Com atividades abertas ao público, o evento promoveu reflexões sobre as potencialidades da inteligência artificial na educação e sobre práticas sustentáveis, reforçando o compromisso da universidade com a inovação e a responsabilidade social.

O encerramento da Semana Acadêmica, marcado pela premiação, deixa como resultado a troca de saberes, aprendizado e reconhecimento. O formato regionalizado e o foco em temas contemporâneos, como a inteligência artificial na educação, reforçaram o papel da universidade como um espaço de impacto social, excelência acadêmica e diálogo com a comunidade. O evento consolidou a Uema cada vez mais como uma instituição comprometida com a formação de profissionais capacitados e engajados nas transformações do mundo atual.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens