Reitor reúne com o deputado federal Allan Garcês e fazem visita às instalações do Curso de Medicina no Campus Paulo VI
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 6 de dezembro de 2024
O reitor Walter Canales reuniu, na manhã desta sexta-feira, 6, no gabinete da Reitoria com o deputado federal, Allan Quadro Garcês (PP-MA), onde discutiram temas importantes no que se refere à educação superior, mais precisamente, sobre a viabilização de emendas parlamentares para o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em construção no Campus Paulo VI, São Luís, que abriga o Curso de Medicina, com uma turma de 40 alunos.
A visita contou com a presença do vice-reitor, professor Paulo Catunda; da assessora da reitoria, professora Vasti Cunha; e do chefe de Gabinete da Reitoria, professor José Sampaio de Mattos Júnior.
Em seguida, a comitiva foi ao prédio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), onde observou as instalações do CCS, que, provisoriamente, encontram-se naquele centro, e depois se dirigiu ao local das obras do CCS, já em fase de conclusão, com prazo previsto para serem entregues em março de 2025.
O reitor Walter destaca que a presença do deputado Allan Garcês sempre é muito bem-vinda à Uema. Ele informa que o deputado desde o ano passado tem se mostrado um grande parceiro da universidade, dando especial atenção à educação por meio de emendas parlamentares destinadas ao Centro de Ciências da Saúde da Uema. Como médico e defensor do ensino superior, veio conhecer as instalações provisórias do Curso de Medicina e suas obras, que já estão em fase de acabamento. O professor afirma que, na oportunidade, foi possível debater várias questões voltadas para a educação e estreitar ainda mais os laços já existentes de forma que o político possa atender os anseios da instituição. “É muito bom quando recebemos os representantes do legislativo tanto da esfera estadual quanto da federal na nossa universidade para que eles possam ter o conhecimento da importância que ela representa para o Estado do Maranhão e para a sociedade maranhense. Temos mais de 50 carreiras que são objetos do ensino de graduação e, isso, faz com que o Estado seja mais forte e as pessoas tenham suas vidas transformadas por meio da educação superior”, declara o reitor Walter.
O vice-reitor, professor Paulo Catunda disse que a visita do deputado Allan Garcês foi muito importante para o CCS da Uema, porque conhece o assunto. Para Catunda, a contribuição de Allan no processo de construção do novo centro, é fundamental para que o projeto siga com sucesso. “Você ter um deputado que tem acesso às políticas federais, ao SUS e, ainda, sendo médico e professor, é muito bom, porque esse ator tem a dimensão do que está sendo feito aqui, com poder de reverberar na sociedade maranhense não só para a formação de mais pessoas como no atendimento à comunidade, em especial, a do entorno da instituição”, pontua Catunda.
O deputado Allan Garcês sinaliza que é com muito alegria que contempla as obras do CCS, pois, para ele, o sentimento é como o de ver um filho nascer. Garcês ressalta, que este sentimento é ainda maior quando observa o empenho das autoridades da Uema, do governador Carlos Brandão e, com o seu apoio, por meio de emendas, ver com sucesso o resultado final desse projeto valioso. “A Uema está de parabens, e o estado também está de parabéns, com mais este centro de alta qualidade e valor social, onde o espaço físico está sendo minuciosamente construído com sustentabilidade. É um Curso de Medicina que realmente veio para ficar e vai formar excelentes profissionais para atuarem em nosso Estado”, repercute o deputado.
Na visão do professor Af Ali Uthant Moreira, diretor do Centro de Ciências da Saúde da Uema, o dia de hoje é muito relevante para a universidade, com a visita do deputado Allan Garcês, porque além de professor e médico, ele acompanha com atenção a destinação das emendas parlamentares direcionadas ao CCS, que inicia do Zero, sem nenhuma adptação, e, além disso, segue todos os objetivos do desenvolvimento sustentável. “Nós da Uema nos sentimos muito orgulhosos em fazer parte desse Governo e trazer os alunos para que tenham o melhor ensino médico do Maranhão. Estamos começando um curso, em que nossa referência maior é o ensino em saúde. São 40 alunos nesta primeira turma que estão adentrando nesta seara e deverão ser formados com a melhor perspectiva de formação nas três esferas da atenção: primária, secundária e terciária”, completa Af Ali.
O Centro de Ciências da Saúde está sendo construído com três prédios: prédio do Laboratório de Anatomia, prédio dos Ambulatórios, prédio Educacional; Setores administrativos, 12 salas de tutoria, 08 salas de aula, 02 Laboratórios Morfofuncionais, 02 Laboratórios de Habilidades Médicas (com 10 Consultórios), e 02 Laboratórios de Simulação Avançada.
Por Alcindo Barros
Fotografias: Luís Paulo