Alunos do Programa Ensinar apresentam trabalhos na Semana Acadêmica da Uema


Por em 5 de dezembro de 2024



Durante a Semana Acadêmica da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), alunos do Programa Ensinar apresentaram trabalhos no XXXVI Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e na 16ª Jornada de Extensão Universitária e Jornada Cultural (JOEXCULT).

Dentre os trabalhos apresentados nos eventos, destacaram-se os dos estudantes Yago Silva Mota e Thadeu Sousa dos Santos, ambos do curso de Física do Polo Carutapera; da aluna Sonayra Sousa da Silva, do curso de Química do Polo Itapecuru Mirim; das alunas Andressa Mendonça Lima e Franciane Pereira de Sousa, do curso de Química do Polo Pastos Bons; e das alunas do Curso de Ciências Sociais do Polo Colinas, Paula Talita de Sousa Pereira e Layra Witória Silva de Souza.

Yago Silva Mota apresentou no SEMIC o trabalho intitulado “Difração de raios-x e estabilidade dos TMDs XY2 – MoSe2 e WSe2: um estudo via modelagem computacional”, com orientação do Prof. Dr. Edvan Moreira. O estudo de Yago explora a difração de raios-X e a estabilidade dos TMDs (Dicalcogenetos de metais de transição) MoSe2 e WSe2, utilizando técnicas de modelagem computacional para analisar as propriedades desses materiais, que têm grande potencial na área de eletrônica e optoeletrônica.

Ainda no SEMIC, Thadeu Sousa dos Santos, também aluno do Polo Carutapera, apresentou o trabalho “Introdução à teoria da relatividade especial”, com a orientação do Prof. Dr. Fernando Moucherek. O trabalho de Thadeu ofereceu uma visão geral sobre os conceitos fundamentais da teoria da relatividade especial, proposta por Albert Einstein, e como ela revolucionou a compreensão do espaço-tempo.

Thadeu expressou sua satisfação com a oportunidade de participar do evento. “Foi uma experiência enriquecedora, tanto para o meu desenvolvimento acadêmico quanto pessoal. O SEMIC proporcionou um espaço de troca de conhecimento e aprendizado, além de ser uma grande chance para discutir ideias inovadoras com pessoas de diversas áreas da ciência”, disse Thadeu.

Os orientadores dos alunos, Prof. Dr. Edvan Moreira e Prof. Dr. Fernando Moucherek, também destacaram a importância da participação dos alunos em eventos como o SEMIC.

O Prof. Dr. Edvan Moreira, que orientou Yago Silva, afirmou: “O SEMIC é uma excelente oportunidade para os alunos vivenciarem a experiência da apresentação de seus trabalhos e interagirem com a comunidade científica. Isso é fundamental para o desenvolvimento das habilidades de pesquisa e comunicação científica, que são essenciais para qualquer carreira acadêmica”.

Já o Prof. Dr. Fernando Moucherek, orientador de Thadeu Sousa, reforçou: “A participação dos alunos em eventos como o SEMIC é de extrema importância. Eles não apenas aprimoram seus conhecimentos, mas também têm a chance de apresentar suas ideias a um público mais amplo, o que é fundamental para o crescimento acadêmico e para a formação de futuros pesquisadores”.

A aluna Sonayra Sousa da Silva, do Curso de Química do Polo Itapecuru Mirim, apresentou no SEMIC o trabalho intitulado “Avaliação antimicrobiana dos extratos vegetais das folhas e do caule da espécie Physalis angulata L.”, que foca na análise das propriedades antimicrobianas de extratos de plantas dessa espécie. O trabalho teve a orientação da Profa. Dra. Raquel Maria Trindade Fernandes.

Na JOEXCULT, Andressa Mendonça Lima apresentou o trabalho “Abordagem Educativa e de Comunicação Sobre Produtos Químicos Domissanitários Para a População de Pastos Bons – MA”, enquanto Franciane Pereira de Sousa apresentou “Ações de Comunicação e Incentivo à Reutilização Sustentável do Óleo de Cozinha Usado em um Bairro de Pastos Bons – MA”. Ambos os trabalhos foram orientados pela Prof. Dra. Quésia Guedes da Silva Castilho.

Na JOEXCULT, teve também a apresentação das alunas Paula Talita de Sousa Pereira e Layra Witória Silva de Souza, do Curso de Ciências Sociais do Polo Colinas, com o trabalho “Ler Colinas, Maranhão pela Sociologia, Antropologia, Economia e Ciência Política: atividades extensionistas com a população colinense visando o desenvolvimento de práticas curriculares nas dimensões político-social, educacional e escolar”, sob a orientação do Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silva.

Por: Paula Lima



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