Uema abre inscrições para o Encontro de Abelhas Nativas do Maranhão que acontece em dezembro
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 26 de novembro de 2024
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Curso de Biologia, realiza, entre os dias 12 e 14 de dezembro, no Campus Paulo VI, o XII Encontro sobre abelhas nativas no Maranhão, com o tema: Abelhas nativas: inovação e sustentabilidade.
Para se inscrever gratuitamente, os interessados deverão entrar no link: www.even3.com.br/xii-encontro-sobre-abelhas-nativas-no-maranhao-477561/ e selecionar uma das opções oferecidas (minicurso ou oficina), com direito a certificado de participação. Lembrando que todas as atividades do encontro acontecerão nos prédios do curso de Biologia e Uemanet.
De acordo com os organizadores, o Encontro sobre abelhas nativas, realizado no estado do Maranhão, ao longo de seus dez anos reuniu centenas de pessoas, dentre elas, docentes, discentes e produtores. Para Gabriel Garcês, membro da comissão organizadora, o evento se mostra de grande importância, porque segundo ele, reúne a cada dois anos, pessoas envolvidas no setor para discutir temas relacionados às abelhas, sua conservação, produção e comercialização.
Gabriel disse que o encontro visa, sobretudo, promover a interação dos meliponicultores com professores e estudantes, bem como setores públicos e privados ligados a esta atividade. “A realização deste evento é muito importante, visto que serão divulgadas as pesquisas realizadas com as abelhas, o corpo discente será incentivado para o maior conhecimento dessa área. E para participar das pesquisas relacionadas, teremos informações sobre a realidade e o futuro da criação de abelhas no Maranhão, além de impulsionar o uso de novas tecnologias, o que abrirá caminho para a exploração de outros produtos das abelhas”, aponta o pesquisador.
A Universidade Estadual do Maranhão apresenta cinco cursos de graduação – Agronomia, Biologia, Química, Veterinária e Zootecnia -, além do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias e o mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, que têm interesse relacionado com a criação, preservação e desenvolvimento de pesquisas com as abelhas e seus produtos. E, eventos como o XII Encontro sobre Abelhas Nativas no Maranhão, promovem aprendizado prático e interdisciplinar, ampliando a compreensão sobre a relevância ecológica, econômica e social das abelhas nativas. “Esse aprendizado reflete diretamente no crescimento e capacitação de profissionais conscientes de seu papel na conservação ambiental e no fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis”, completa Gabriel.
Por Alcindo Barros