Alunos de Letras da Uema apresentam pesquisas no II Seminário Literatura e Direitos Humanos na UFPA


Por em 13 de novembro de 2024



Estudantes e professores do curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), campus Colinas, participaram ativamente do II Seminário Literatura e Direitos Humanos, realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. O evento abordou como a literatura pode refletir ou desafiar questões de direitos humanos, dando visibilidade a vozes historicamente marginalizadas.

A caravana da Uema, coordenada pela professora Dra. Izenete Nobre Garcia, diretora do curso de Letras, foi composta por docentes e alunos que apresentaram seus trabalhos de pesquisa, desenvolvidos com o apoio dos programas PIBIC e Primeiros Passos. Entre os estudantes que compartilharam suas pesquisas estavam Antonia Raiane Santos Silva, Ana Gabriela da Cruz Pereira, Francisco Wilgue da Cruz Ferreira, Carlla Mariana Gomes Ramos Barros, Andressa Rebeca do Nascimento Barroso, Maria Ciciane Sousa da Silva, Victor Alexandre Barbosa de Freitas e Gisele Barbosa da Silva. A maioria das apresentações dos alunos dialogou diretamente com os temas centrais do seminário, que incluíam discussões sobre a representação de direitos humanos na literatura e sua capacidade de provocar reflexão e mudança social.

A participação no evento permitiu aos alunos da Uema não só apresentarem suas pesquisas para um público diverso de acadêmicos e profissionais, mas também trocar experiências com pesquisadores renomados, como Regina Zilberman (UFRGS), Sônia Sampaio (UNIR), José Magalhães (UFU) e Izabela Leal (UFPA), entre outros. Essa oportunidade enriqueceu o conhecimento dos estudantes sobre as relações entre literatura e direitos humanos, estimulando-os a refletir sobre o papel de suas próprias pesquisas na sociedade.

Coordenado pela Profa. Dra. Regina Zilberman (UFRGS/Uema/FAPERJ) e apoiado pelo CNPq, o seminário integra um projeto de pesquisa colaborativo, que inclui renomados pesquisadores de várias instituições. Para os alunos da Uema, a experiência foi uma importante plataforma para consolidar seus estudos e contribuir para o diálogo sobre como a literatura pode ampliar o entendimento sobre direitos humanos, reforçando seu papel social e acadêmico.

O II Seminário Literatura e Direitos Humanos reforçou o compromisso da Uema em formar acadêmicos preparados para discutir e intervir em temas relevantes para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente.

Por: Ascom/Uema



Últimas Postagens