Projeto “Avaliar para Quê?” do Campus Codó promove conhecimento sobre Avaliação de Cursos Superiores


Por em 12 de novembro de 2024



O Campus Codó da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), promove o projeto de extensão intitulado “Avaliar para Quê?”, iniciativa que visa aprimorar o entendimento dos estudantes sobre os processos de avaliação, autorização, reconhecimento e renovação de cursos de graduação exigidos pelo Ministério da Educação (MEC) para garantir a qualidade do ensino superior no Brasil.

Com foco nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito, o projeto é orientado pela diretora do Campus, Profª Deuzimar Serra, e tem a participação do bolsista Daniel Rodrigues Sousa.  

A Profª Deuzimar Serra comenta que o processo de avaliação e o reconhecimento de cursos, envolvem uma série de etapas e critérios essenciais para assegurar que as Instituições de Ensino Superior (IES) ofereçam um ensino de qualidade, alinhado às diretrizes do MEC. Por meio do “Avaliar para Quê?”, os estudantes podem entender como essas avaliações são conduzidas, desde a elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) até os resultados obtidos em exames como o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

“O exame é uma ferramenta essencial para a mensuração da qualidade do ensino superior no Brasil, e os resultados, juntamente com outras informações sobre a infraestrutura e o corpo docente, ajudam a compor os indicadores de qualidade que guiam a renovação do reconhecimento dos cursos”, disse a professora Deuzimar.

Ao ter contato com o projeto “Avaliar para Quê?”, os estudantes compreendem a importância da avaliação na qualidade acadêmica, mas também desenvolvem habilidades analíticas que são fundamentais para o seu futuro profissional. A iniciativa busca preparar os alunos para lidar com as exigências de avaliação durante a graduação, além de promover uma reflexão sobre a avaliação como uma ferramenta de melhoria contínua no ensino superior.

Por: Karolynne Sodré



Últimas Postagens