Uema e SEMA apresentam panorama da seca no Maranhão e perspectivas para monitoramento contínuo
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 7 de novembro de 2024
O Núcleo Geoambiental (NuGeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Ambiental (CPDAM) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), apresentou, durante a IV reunião de validadores do Monitor de Secas, um panorama detalhado sobre a situação da seca no Maranhão. O encontro, realizado em Aracaju no dia 5 de novembro de 2024, trouxe também perspectivas para o aprimoramento e continuidade do monitoramento do fenômeno.
Desde a criação do Monitor de Secas, o NuGeo atua como validador, contribuindo mensalmente, junto ao CPDAM, para a geração de informações essenciais para a tomada de decisões e o desenvolvimento de políticas públicas. Esses dados fornecidos pela Uema e SEMA têm sido fundamentais para a criação de estratégias de combate aos impactos da seca, que afetam comunidades, atividades agrícolas e o meio ambiente no Maranhão.
A reunião reafirmou o compromisso dos órgãos em fortalecer o monitoramento, garantindo maior precisão e abrangência na coleta e análise de dados. A continuidade desse trabalho é vista como um avanço significativo na construção de políticas públicas e ações preventivas que minimizem os efeitos da seca no estado e na região.
Por: Ascom/Uema