Uema prestigia lançamento de revista sobre educação e cultura de paz no Maranhão
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 6 de novembro de 2024
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) marcou presença no lançamento da revista “Educação Básica e Superior no Maranhão: Diálogos sobre a Cultura de Paz”, promovida pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão. Com 366 páginas, a obra reúne 27 artigos escritos por conselheiros, educadores e autoridades do estado, discutindo temas fundamentais para o fortalecimento de uma cultura de paz no âmbito educacional. O evento ocorreu na tarde desta terça-feira (05) e foi enriquecido por uma conferência magna ministrada pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Dr. Reynaldo Soares da Fonseca.
O reitor da Uema, Prof. Dr. Walter Canales, e o ex-reitor da instituição e atual presidente do Instituto Histórico Geográfico do Maranhão (IHGM), Prof. José Augusto Silva Oliveira, estiveram presentes no evento. “É um privilégio acompanhar o lançamento de uma revista que evidencia a importância de promover uma educação pautada pela paz e pela inclusão, contribuindo para a qualidade social e educativa no Maranhão. Estar aqui representa nosso compromisso em fortalecer a educação do estado”, destacou o reitor Walter Canales.
Em sua conferência intitulada “O resgate do princípio da fraternidade na sociedade contemporânea: educação e cidadania”, o ministro Reynaldo Soares da Fonseca reforçou a importância da educação na construção de uma sociedade democrática e solidária. Ele enfatizou a necessidade de superar o individualismo da “modernidade líquida” e construir um sistema educacional que inspire a cidadania e a democracia. O ministro foi homenageado com a Medalha do Mérito Educacional “Professora Anna Maria Saldanha”, como reconhecimento por sua atuação em prol da educação e da cultura de paz.
Além do lançamento da revista, a solenidade incluiu a entrega de uma carta de recomendação aos diferentes níveis de ensino do estado sobre o projeto “Falando Direito”, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade, cuja presidente, Sandra Taya, representou a instituição.
Por: Gabrielle Siebra
Fotos: Rafael Carvalho