Uema dá início à XIX MACCBIO
Por Assessoria de Comunicação Institucional em 6 de novembro de 2024
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) por meio do Curso de Ciências Biológicas (CCB) do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), iniciou na manhã dessa terça-feira (5), a XIX Mostra Acadêmico-Científica em Ciências Biológicas (MACCBIO), com o tema “Ciência e Sociedade: Democratizando o Conhecimento”.
Com apoio do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet) e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), a mostra tem como objetivo aproximar o saber científico da comunidade e promover a troca de conhecimentos entre acadêmicos e o público em geral.
A solenidade de abertura aconteceu no auditório do Uemanet e contou com a presença do reitor da Uema, Walter Canales, do Pró-reitor Adjunto, prof. Cláudio Eduardo, do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, prof. Marcelo Cheche, da Coordenadora do Uemanet e Presidente Docente da MACCBIO, profª Lígia Tchaicka, da Pró-Reitora de Extensão e Assuntos e Estudantis, profª Ilka Serra, do Diretor do Curso de Ciências Biológicas, prof. Jorge Fortes, do Presidente Docente da Mostra, prof. Caio Vinicius Mendes e da presidente discente Aline Pinheiro.
A presidente discente, Aline Pinheiro, destacou durante a cerimônia a importância da democratização da educação. “A ciência está presente em todos os aspectos da vida, mas o acesso ao conhecimento científico nem sempre é igual. Por isso, a democratização do saber é crucial, especialmente em um contexto de avanço tecnológico e informações muitas vezes imprecisas. A MACCBIO reflete o espírito colaborativo da nossa comunidade acadêmica, sendo possível graças ao esforço conjunto de todos os envolvidos. Agradecemos à comissão organizadora e aos docentes pelo trabalho dedicado na realização deste evento”, disse Pinheiro.
A programação da manhã incluiu apresentações culturais do violinista Helton Borges e do Coral Vozes, do Programa de Formação Continuada Universidade Aberta Intergeracional (UNABI), além de palestra sobre a Democratização da Ciência, ministrada pelo Prof. Daniel Danilewicz da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e mesa redonda sobre Inovações Educações, composta pelos docentes da Uema, Profª Efigênia Magda, Prof. Jackson Ronie e Profª Ilka Serra.
“Acredito que falo em nome dos meus colegas ao destacar o quão gratificante é ver o amadurecimento deste evento. A cada ano, mais pessoas participam, integrando os cursos de Ciências Biológicas da Uema e de outras instituições. Desejamos que essa 19ª edição seja repleta de reflexões e trocas”, falou a Profª Lígia Tchaicka durante a cerimônia.
“A movimentação estudantil reflete a verdadeira essência da universidade, que é um espaço de participação ativa e aprendizado. Organizar iniciativas como o MACCBIO revela a complexidade dos bastidores e a importância de cada detalhe para o sucesso da ação. Nesse contexto, a democratização do ensino é uma prioridade para nós, e acredito que eventos como este são essenciais para discutir essas questões, ampliando o acesso ao ensino superior de forma cada vez mais acessível e equitativa”, expressou o reitor Walter Canales.
As atividades da XIX MACCBIO, que se estenderão até sexta-feira (8), incluem uma série de palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, mesas-redondas, rodas de conversa e workshop.
Confira AQUI a programação completa do XIX MACCBIO
Por: Karolynne Sodré
Fotos: Luis Paulo