Restaurante Universitário da Uema já serviu mais de 280 mil refeições gratuitas em 2024

Por em 17 de outubro de 2024

Entre janeiro e agosto de 2024, o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) serviu 284.952 refeições gratuitas à comunidade acadêmica. Localizado no Campus Paulo VI, o RU é o único no Brasil a oferecer alimentação gratuita dentro de um espaço institucional de ensino superior.

O restaurante serve em média 35 mil refeições por mês, oferecendo almoço e jantar. O serviço atende estudantes matriculados e a comunidade universitária em geral, incluindo servidores. A alimentação é preparada por uma empresa terceirizada, que segue as normas da Vigilância Sanitária e de Segurança Alimentar.

O cardápio é variado, com opções de salada, arroz, feijão, proteína e frutas. Há também refeições específicas para vegetarianos. O cadastro biométrico dos usuários facilita o acesso aos serviços, garantindo a identificação rápida dos estudantes.

Além de oferecer alimentação de qualidade, o RU desempenha um papel importante no combate à evasão escolar, atendendo alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A iniciativa também fortalece a política de auxílio estudantil da Uema.

O restaurante funciona de segunda a sexta, com almoço das 11h30 às 13h30 e jantar das 18h às 19h30, reforçando o compromisso da Uema com o bem-estar de sua comunidade.