Carcará Rocket Design apresenta protótipos de foguetes no Criança Engenharia 2024

Por em 17 de outubro de 2024

O projeto Carcará Rocket Design, do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), participou do evento Criança Engenharia 2024, promovido pelo curso de Engenharia da Computação, vinculado ao Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), na última sexta-feira (11), véspera do Dia das Crianças.

O objetivo da presença no Criança Engenharia foi introduzir o mundo dos foguetes às crianças e mostrar que, embora os foguetes sejam frequentemente associados à lua, seu trabalho pode levar a resultados muito além do que as crianças imaginam. Para isso, o Carcará apresentou seu principal protótipo de foguete, ‘THANOS I’ e alguns dos troféus conquistados em competições, além de trazerem protótipos de foguetes feitos de papelão, permitindo às crianças uma noção prática do tema.

Fundado em 2015 por alunos de Engenharia Mecânica da Uema e atualmente orientado pelo professor Adilto Pereira Andrade Cunha, o projeto Carcará surgiu com o intuito de incentivar o estudo da área aeroespacial no Maranhão e participar de competições nacionais e internacionais no campo.

Desde a fundação, a equipe participou de diversas competições e conquistou diversos prêmios. Destacam-se o primeiro lugar no IV Festival Nacional de Minifoguetes de Curitiba em 2017, onde conquistou a primeira posição na categoria 200 metros de apogeu. Em 2022, a equipe também se destacou ao obter o primeiro lugar geral no VII Festival Brasileiro de Minifoguetes.

O aluno e capitão da equipe André Morais, comentou sobre a importância da integração da comunidade – especialmente das crianças – no evento. “O projeto proporciona às crianças uma visão clara das possibilidades na área de engenharia, mostrando que a universidade não é apenas um espaço de investimento, mas também um local onde os sonhos podem se tornar realidade. Ao incentivar a participação da comunidade, especialmente das crianças, o projeto visa fomentar o interesse por engenharia e ciências, transformando sonhos em ações concretas”, disse.

O discente ainda falou sobre os planos futuros do projeto Carcará, destacando o suporte oferecido pela Uema e colaboração dos cursos de engenharia, assegurando que os alunos tenham condições adequadas para participar de competições, além de contar com o patrocínio das empresas de engenharia ETS e 2C, que segundo André, identificaram o potencial do projeto e decidiram apoiar seus objetivos.

Organizada em seis subequipes — Propulsão, Aerodinâmica, Estrutura, Recuperação, Eletrônica, Gestão e Marketing — o Carcará se dedica à pesquisa e desenvolvimento de foguetes de pequeno e médio porte, além de promover a construção de foguetes de baixo custo com foguetes de garrafa PET. Para incentivar essa prática, o Carcará criou em 2017 a Competição Maranhense de Foguetes de Garrafa Pet (Comafop), que busca incentivar a participação de escolas de ensino fundamental e médio em São Luís.

Atualmente, a equipe se prepara para participar do Festival da Latin American Space Challenge, a maior competição de foguetes da América Latina e a segunda maior do mundo, que ocorrerá em 2025 em Tatuí, São Paulo. Nesta competição, representando o estado do Maranhão, a equipe apresentará seu maior protótipo, o veículo Suborbital Carcará I, com a meta de alcançar altitudes de um a três quilômetros.

Sobre o Criança Engenharia

Realizado desde 2015, o Criança Engenharia acolhe alunos de escolas públicas e privadas, oferecendo atividades socioeducativas, tecnológicas e culturais. O principal objetivo foi despertar o interesse pelas novas tecnologias, promover a inclusão social e fortalecer os laços comunitários e familiares.

Em 2024, o evento recebeu cerca de 2 mil crianças de 35 escolas cadastradas, com a colaboração de aproximadamente 200 voluntários, entre alunos da instituição e de outras universidades, e ofereceu uma série de atividades interativas e educativas, incluindo oficinas, demonstrações tecnológicas dos cursos do CCT, exposições de projetos desenvolvidos por empresas juniores e momentos de recreação.

Este evento reafirma o compromisso da Uema com a educação de qualidade e com o desenvolvimento de um futuro mais promissor para os jovens maranhenses.

Por: Karolynne Sodré

Fotos: Luis Paulo (Ascom/Uema) / Equipe Carcará