Uema discute parceria com Secretaria de Agricultura Familiar para reativação de serviços de análise de solos

Por em 16 de outubro de 2024

Na manhã desta quarta-feira (16), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu a equipe técnica da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) para uma reunião de alinhamento com o objetivo de firmar uma parceria estratégica. O foco principal do encontro foi a compra de reagentes necessários para a reativação dos serviços de análise de solos, voltados para pequenos produtores rurais.

A reunião contou com a participação do vice-reitor da Uema, Prof. Dr. Paulo Catunda, que destacou a importância da iniciativa tanto para o desenvolvimento agrícola quanto para a integração acadêmica. Durante a conversa, foram levantadas questões cruciais para o avanço do projeto, com a participação de alunos dos cursos de ciências agrárias da instituição, que serão diretamente envolvidos nas atividades.

O projeto pretende apoiar pequenos produtores rurais do Maranhão, oferecendo serviços de análise de solos que permitirão melhores condições para o manejo agrícola. Além disso, os alunos da Uema, das áreas correlatas à agricultura, poderão aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, promovendo uma maior interação entre a academia e o setor produtivo local.

A expectativa é de que, com essa parceria, o projeto impulsione a produção agrícola sustentável e fortaleça o vínculo entre a universidade e a agricultura familiar no estado.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho