Uema realiza lançamento do Manual de Procedimentos para Formalização de Convênios

Por em 16 de outubro de 2024

Na manhã desta quarta-feira (16), a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou o lançamento do Manual de Procedimentos para Formalização de Convênios. O evento foi realizado no auditório do Uemanet e reuniu gestores, professores e servidores da universidade.
Compuseram o dispositivo de honra o Reitor Walter Canales; o Pró-Reitor de Planejamento e Administração, Thiago Cardoso; e a Coordenadora de Convênios da Proplad, Roberta Reis. Representando as demais pró-reitorias, estiveram presentes a prof.ª Maria Teresinha Coelho, da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra); prof.ª Monica Piccolo, da Pró-Reitoria de Graduação (Prog); e a prof.ª Irlane Regina, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

O prof. Thiago Cardoso, abriu a cerimônia destacando a relevância da formalização de convênios e o papel fundamental da Proplad no sucesso das parcerias institucionais. “Gostaria de destacar três pontos importantes: a importância da Coordenação de Convênios neste processo de construção, o trabalho eficiente da Proplad e suas coordenações, e, finalmente, a profissionalização da gestão universitária. Cada vez que apresentamos o manual, reafirmamos nosso compromisso com a segurança e a credibilidade da nossa instituição”, afirmou o Pró-Reitor.

O Reitor Walter Canales também ressaltou a importância do documento, que, segundo ele, fornecerá diretrizes essenciais para o sucesso dos convênios firmados pela Uema. “Este manual nos auxiliará a buscarmos o melhor percurso para que tenhamos um convênio exitoso. Parabenizo a Coordenação de Convênios e a Proplad como um todo pelo trabalho desenvolvido”, elogiou.

Durante a apresentação do manual, a Coordenadora de Convênios da Proplad, Roberta Serra, explicou os principais pontos do documento, que reúne orientações baseadas na legislação vigente, com o intuito de simplificar os processos e apoiar os professores na condução de convênios. “O objetivo deste manual não é criar novas normas, mas sim fazer um compilado do que já existe na legislação, facilitando para os nossos professores o auxílio na condução dos convênios”, explicou a coordenadora, ressaltando o empenho da Proplad em prestar assistência à comunidade acadêmica.

O Manual de Procedimentos para Formalização de Convênios é mais um avanço no aprimoramento da gestão administrativa da Uema, reforçando o compromisso da universidade com a transparência, eficiência e segurança jurídica em suas parcerias institucionais.

Por: Caio Marcos
Fotos: Luis Paulo