Curso de Fisioterapia da Uema: uma conquista para alunos, professores e o avanço da educação no Maranhão

Por em 16 de outubro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) marcou um importante avanço no cenário educacional do estado ao inaugurar o primeiro curso de bacharelado em Fisioterapia oferecido por uma instituição pública no Maranhão. As aulas da primeira turma, composta por 30 alunos aprovados no vestibular, tiveram início no mês de setembro, no Campus Itapecuru Mirim.

O novo curso representa uma conquista significativa para a região e se junta a uma série de graduações já oferecidas no município, como Letras, Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Química, Geografia, e de outros programas especiais, fortalecendo ainda mais a presença da Uema no interior do estado.

Para muitos alunos, o ingresso no curso de Fisioterapia é a realização de um sonho. A estudante Daiane Martins, por exemplo, compartilhou sua felicidade em poder iniciar os estudos. “Sempre foi meu sonho fazer Fisioterapia, e quando soube que a Uema iria oferecer o curso no Campus de Itapecuru Mirim, fiquei muito animada. Minha vontade de cursar Fisioterapia surgiu quando meu avô adoeceu. Ele sempre me dizia que eu tinha aptidão para cuidar das pessoas, e isso despertou em mim o desejo de seguir nessa área. Vivenciei de perto os desafios e a importância dos cuidados com a saúde, o que me inspirou e estimulou a escolher esse caminho. A experiência no curso tem sido incrível, e para o futuro, espero poder salvar vidas e ajudar muitas pessoas. Através da Fisioterapia, acredito que meu trabalho pode fazer a diferença e tornar a vida de muitos melhor”, relatou.

Outro aluno, Alexandro Moares, destacou que sua motivação veio ao cuidar de uma pessoa próxima durante um processo de fisioterapia. “A primeira semana de aula tem sido incrível, com uma turma excelente e ótimos professores. Minhas perspectivas são seguir na área acadêmica e buscar Mestrado e Doutorado”, comentou.

Para a diretora do curso de Fisioterapia, professora Adriana Rego, a implementação do curso em uma universidade pública é um marco histórico para o Maranhão. “O curso de Fisioterapia em uma Universidade pública foi algo muito sonhado, muito desejado, não só pelos fisioterapeutas, mas também por toda a sociedade civil. É um orgulho e uma satisfação enorme estar presente nesse momento, porque sabemos do empenho que foi necessário para sua criação. Temos que agradecer a todas as entidades que lutaram por essa conquista.”

Professora Adriana Rego destacou ainda a importância da descentralização da educação e da saúde, enfatizando o impacto que o curso trará para o interior do estado. “É o primeiro curso de Fisioterapia em uma universidade pública em todo o Maranhão, e ainda mais em uma cidade do interior. Isso vai proporcionar uma descentralização não só da educação, mas também da saúde. Sabemos que a saúde no interior é muito necessitada, então estamos dando a oportunidade para que pessoas realizem o sonho de se formar, e para a população mais carente, que não tem condições de sair de seus municípios para estudar na capital.”

Ela também ressaltou o comprometimento dos primeiros alunos do curso: “Desde o início, podemos ver que os alunos estão vestindo a camisa e entendendo a responsabilidade de serem pioneiros no curso de Fisioterapia em uma universidade pública. Eles estão engajados e comprometidos em fazer o melhor”.

A diretora do Campus Itapecuru Mirim, professora Thalita Serra, reforçou a relevância do curso para o desenvolvimento da região. “A Fisioterapia é essencial para a saúde, e este curso veio para suprir a demanda por profissionais no mercado. Sabemos das dificuldades enfrentadas por falta de fisioterapeutas, e a Uema, com o apoio da sociedade, propôs esse curso para formar profissionais capacitados, promover a reabilitação e devolver a funcionalidade humana”, afirmou.

O reitor da Uema, professor Walter Canales, ressaltou o compromisso da universidade em expandir o ensino superior de qualidade para o interior do Maranhão. “A Uema tem o dever de estar presente em todo o estado, oferecendo cursos que contribuam para o desenvolvimento regional e a transformação de vidas”, disse o reitor, destacando a importância da interiorização da educação.

Com mais de 40 anos de história, a Uema continua a consolidar seu papel como uma das principais instituições de ensino superior do estado. Presente em 78 municípios, a universidade segue firme em sua missão de democratizar o acesso à educação, promovendo ensino, pesquisa e extensão em benefício da sociedade maranhense.

A oferta do curso de Fisioterapia no campus de Itapecuru Mirim não apenas atende a uma demanda local, mas também mostra o compromisso da Uema com a formação de profissionais que farão a diferença no sistema de saúde do Maranhão.

Por: Karla Almeida