Alunos de Enfermagem do Campus Colinas realizam visita ao Hospital Municipal Nossa Senhora da Consolação

Por em 14 de outubro de 2024

Na última semana, os alunos do terceiro período do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Colinas, realizaram uma visita ao Hospital Municipal Nossa Senhora da Consolação. A atividade, parte da disciplina de Semiologia e Semiotécnica, foi conduzida pela Profa. Dra. Antonia Mauryane Lopes e organizada em parceria com o município, através da coordenação do curso de Enfermagem, representada por Fábia Regina.

A professora Mauryane Lopes destacou que o objetivo da visita, ainda precoce na trajetória acadêmica dos alunos, foi familiarizá-los com o ambiente hospitalar e permitir que desenvolvessem uma das habilidades essenciais da profissão: a observação. Segundo ela, essa prática é fundamental para o futuro enfermeiro, já que possibilita o desenvolvimento de sentimentos de experiência, pertencimento e conhecimento prático da rotina hospitalar.

Durante o tour pelas instalações, os alunos visitaram diversos setores, como o posto de enfermagem, enfermarias e centro cirúrgico, onde puderam observar fluxos de trabalho, equipamentos médicos e, principalmente, a atuação dos profissionais de Enfermagem. A professora salientou o olhar investigativo dos alunos, evidenciando o interesse em compreender os processos e a complexidade do ambiente de trabalho.

“Esses momentos são cruciais para que eles percebam o peso da responsabilidade que terão ao longo da carreira. Aos poucos, os alunos foram tirando dúvidas, compartilhando experiências entre si e aprimorando suas posturas profissionais”, afirmou Mauryane Lopes.

A diretora do Campus Colinas, Cícera Borba, também reforçou a importância de atividades como essa para a formação dos futuros profissionais, fortalecendo a relação entre academia e as instituições de saúde do município.

A visita contribuiu de forma significativa para o aprendizado prático dos alunos e proporcionou uma imersão inicial na realidade do ambiente hospitalar, preparando-os para os desafios futuros da profissão de Enfermagem.