Conheça o projeto de alunos da Uema que é destaque nacional no Aerodesign

Por em 14 de outubro de 2024

Desde sua fundação em 2006, a Equipe Zeus AeroDesign, vinculada ao curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), faz parte dos seis projetos integradores do curso e tem se destacado como uma das principais representantes da universidade no cenário nacional. Com uma trajetória de quase duas décadas, o grupo participa anualmente da competição SAE Brasil Aerodesign, realizada em São José dos Campos (SP), nas dependências da Embraer e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Composta por alunos de diversas engenharias e até de outros cursos, como administração, física e matemática, a equipe sempre se manteve aberta a integrar diferentes áreas do conhecimento, valorizando o espírito interdisciplinar. Essa abordagem colaborativa tem sido fundamental para o sucesso da Equipe Zeus ao longo dos anos.

Participação na competição SAE Brasil AeroDesign:

A principal missão dentro dessa competição é projetar e construir uma aeronave controlada, não tripulada, de pequeno porte, com a missão dela ser cargueira. Então o objetivo dela é carregar o maior nível de carga possível dentro do cumprimento da missão de voo.
O programa Competição SAE Brasil AeroDesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia, que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos das Engenharias. A competição é dividida em duas partes, o relatório cujo avalia o desempenho da aeronave e como foi construída, e a parte prática, que analisa o voo e capacidade de carregar cargas da aeronave.
A competição ocorre em São José dos Campos – São Paulo, e tem o apoio institucional do Ministério da Educação por alinhar-se e vir ao encontro de objetivos e diretrizes deste Ministério, além de receber apoio de diversas empresas de grande porte do ramo aeronáutico.

Equipe Zeus na SAE Brasil AeroDesign 2019

Aeronaves:

A cada ano, a equipe enfrenta o desafio de projetar uma aeronave que seja estável, segura e competitiva, seguindo as restrições da competição e as diretrizes do regulamento anual, com o objetivo de alcançar uma melhor colocação.

Na construção da aeronave, são utilizados materiais de alta resistência, como fibra de carbono para as estruturas, e materiais leves, como madeira balsa, para a conformação do modelo. A propulsão é garantida por um motor especificado no regulamento da competição, sendo um dos poucos componentes que não são projetados pelos membros da equipe. O sistema elétrico, responsável pelo controle da aeronave, é dimensionado conforme o projeto de cada ano, exigindo o uso de servos e componentes que permitem a comunicação com o rádio do piloto.

Projeto Ares, 2022

Conquistas de Destaque da Equipe Zeus:

Ao longo de sua trajetória, a Equipe Zeus acumulou importantes conquistas que refletem o trabalho árduo, a dedicação e a inovação constante de seus membros. Entre os principais resultados, destacam-se:

– 2009: Nesse ano a Equipe Zeus realizou seu primeiro voo carregando 3,8 kg com o projeto Z-02, que pesava 5,3 kg, e obteve a 55ª colocação, na 11ª edição da competição.

– 2011: Com o projeto Athos, a equipe foi reconhecida como a melhor do Norte-Nordeste, com uma aeronave de 3,6 kg capaz de carregar 7,7 kg. A Zeus também recebeu menção honrosa pelo menor tempo de retirada de carga (2,03 segundos).

– 2015: Um marco histórico para a equipe, quebrou todos os recordes até então. Com apenas 2,5 kg de peso, a aeronave transportou 10,5 kg em teste, alcançando carga máxima e completando seis baterias de voo.

– 2016: O projeto Athenas, com uma aeronave de 2,2 kg, suportou 12 kg de carga, garantindo à equipe a 24ª colocação entre 60 equipes na classe regular.

– 2018: Com o projeto Hércules-C05, a equipe subiu para a 12ª posição na competição nacional, com um avião que transportou 10,42 kg e recebeu menção honrosa por “Maior Acuracidade de Carga Paga”.

– 2019: No ano seguinte, a Equipe Zeus alcançou seu melhor resultado até então, garantindo a 7ª colocação nacional com o projeto Plano A 2019.

Equipe Zeus (2024)

Quem deseja conhecer mais sobre a trajetória e as inovações da Zeus terá uma ótima oportunidade nos dias 4 e 5 de novembro, quando a equipe participará do Marandu Summit, um dos maiores eventos de inovação do Maranhão. O evento, com o tema “Horizontes Emergentes: Teias de Ciência, Tecnologia e Inovação com Efeito Empreendedor”, será realizado pela Agência de Empreendedorismo e Inovação da Uema (Marandu).

Por: Caio Marcos