ProfiTec apresenta maquete sustentável e oferta várias atividades lúdicas na 8ª edição do Criança Engenharia

Por em 11 de outubro de 2024

O Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec), da  Universidade Estadual do Maranhão (Uema), participou, hoje (11), da 8ª edição do Projeto Criança Engenharia, organizado pelo Curso de Engenharia da Computação.

O evento, realizado no Campus Paulo VI, em São Luís, foi dedicado ao ensino de ciências e engenharias de maneira lúdica e inclusiva para crianças.

No espaço ProfiTec, houve atividades lúdicas e de promoção de conhecimento na área de tecnologia, incluindo pintura facial, apresentação do funcionamento de energia eólica utilizando uma maquete de Cidade Sustentável, escultura de balões, distribuição de doces e demonstração de veículo aéreo não tripulado.

Para o coordenador do ProfiTec, Lúcio Campos, a inserção do programa pelo segundo ano consecutivo no Criança Engenharia fortalece o interesse do público infantil por tecnologia.

“A nossa ideia é trazer a criança para um espaço lúdico, com brincadeiras, desenhos, mostrando um pouco da tecnologia também, por meio da maquete de energias renováveis, a fim de despertar neles a consciência ambiental e social, além do interesse pelo universo científico”, disse.

Para o aluno do 1º ano do Colégio Humberto Ferreira, Emanuel Felipe, esse foi um momento especial e empolgante.

“Gostei muito, fiz uma pulseira e vou dar de presente para minha mãe. Eu quero muito voltar aqui”, comentou.

O vice-reitor da Uema, Paulo Catunda, destacou a importância do projeto. “Trazer as crianças para dentro da universidade, mostrar que é um lugar agradável e causar encantamento é primordial. Eu considero esse momento um encantamento. Os programas especiais, os cursos, os laboratórios e pró-reitorias, todos envolvidos fazem essas crianças saírem daqui com um sonho de um dia retornar como universitários”, comentou.

De acordo com o coordenador do Criança Engenharia, Reinaldo Silva, o evento teve a colaboração de mais de 250 voluntários, tanto dos setores e cursos da IES quanto de outras faculdades. Além disso, parabenizou o engajamento do ProfiTec na programação.

“Batemos recorde de participação no Criança Engenharia mais uma vez e o ProfiTec está dando um show, pois trouxe mais atrações para o evento. Isso é muito importante não só para o ProfiTec, mas também, incentiva outros programas especiais da universidade a também participarem das próximas edições”, pontuou.

Com número recorde de 2 mil participantes, a programação contou com  alunos de 35 escolas públicas e privadas, oferecendo atividades socioeducativas, tecnológicas e culturais.

Por Débora Souza

Fotos: Remédios/ Luis Paulo Sousa