Projeto cultural “Café Literário” promove arte e poesia no Campus Timon

Por em 11 de outubro de 2024

Na última terça-feira (08), o Campus Timon da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foi palco da culminância do projeto de extensão “Café Literário Prof. José Ribamar Carneiro: Arte e Fruição Poética”. O evento, voltado à valorização da poesia, especialmente a maranhense, foi idealizado e organizado pela professora Dra. Silvana Pantoja, do Departamento de Letras do Campus, com a colaboração da bolsista Bruna Fonseca, aluna do curso de Letras.

O projeto teve como objetivo criar um espaço de apreciação estética e cultural, onde a poesia ganhasse protagonismo através de diferentes manifestações artísticas, como declamações de poemas, coreografias e apresentações musicais. O intuito foi proporcionar aos participantes uma experiência de fruição poética, incentivando o gosto pela literatura e pelas artes performativas.

Com o apoio do Departamento de Letras do Campus Timon, o evento buscou aproximar a comunidade acadêmica da produção artística local. Segundo a estudante Bruna Fonseca, “a importância da culminância do projeto cultural está em promover a valorização da literatura maranhense e o amor dos poetas pela sua terra, unindo a universidade e estudantes de diferentes cursos para prestigiar essas atividades culturais”.

A iniciativa reforça o papel dos projetos culturais na universidade, destacando sua capacidade de humanizar e sensibilizar por meio da arte. Essas atividades não só promovem a reflexão sobre a realidade, mas também incentivam a formação de novas perspectivas e a descoberta de nuances que só a linguagem poética pode revelar.

Ascom/Uema – Informações Campus Timon