Uema realiza mais uma edição do projeto Criança Engenharia no Campus Paulo VI

Por em 11 de outubro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Curso de Engenharia da Computação, vinculado ao Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), promoveu hoje, 11 de outubro de 2024, véspera do Dia das Crianças, o Projeto Criança Engenharia. O evento, realizado no Campus Paulo VI, em São Luís, foi um dia especial voltado ao ensino de ciências e engenharias de maneira lúdica e inclusiva, com foco nas crianças.

O Criança Engenharia 2024 foi totalmente gratuito e acolheu alunos de escolas públicas e privadas, oferecendo atividades socioeducativas, tecnológicas e culturais. O principal objetivo foi despertar o interesse pelas novas tecnologias, promover a inclusão social e fortalecer os laços comunitários e familiares.

O vice-reitor da Uema, Paulo Catunda, destacou a importância do projeto para a universidade: “O Criança Engenharia projeta a Uema para fora dos seus muros e traz as crianças para cá. Elas conhecem os laboratórios, veem demonstrações, e esse encantamento pode inspirá-las a querer estudar aqui no futuro”.

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Serra, celebrou o sucesso do evento, ressaltando que o Criança Engenharia é um programa de extensão permanente que aproxima a universidade da comunidade, reforçando o papel da Uema na formação de futuros engenheiros e cientistas. “É uma grande alegria estarmos aqui participando do Criança Engenharia, um programa permanente de extensão da Uema. A proposta desse programa é aproximar a sociedade da universidade, e hoje tivemos a presença de diversas escolas e alunos, reforçando nosso objetivo de tornar a Uema um espaço acessível e acolhedor para todos. O Criança Engenharia é um programa grandioso que reúne vários projetos, e sua relevância cresce a cada ano, consolidando-se como uma iniciativa fundamental para o fortalecimento dos laços entre a Universidade e a comunidade”, ressaltou a pró-reitora Ilka Serra.

Este ano, o evento recebeu cerca de 2 mil crianças de 35 escolas cadastradas, com a colaboração de aproximadamente 200 voluntários, entre alunos da instituição e de outras faculdades. O coordenador do projeto, professor Reinaldo Silva, afirmou que o número recorde de participantes foi acompanhado por mais de 40 atrações, que incluíram atividades desenvolvidas por diversos cursos da Uema, como Engenharia Civil, Mecânica, Produção, Agronomia, Veterinária, Física e Biologia, além da participação do Planetário da Secti. Professor Reinaldo Silva ressaltou também a parceria com várias instituições, como a Academia Maranhense de Ciência e a Fapead.

Além das oficinas e demonstrações tecnológicas, o evento contou com atividades recreativas e educativas, divididas entre os períodos da manhã e da tarde, que proporcionaram às crianças uma experiência única de imersão no universo das ciências e engenharias. Para o aluno do Colégio Humberto Ferreira, Emanuel Felipe, participar do evento foi um momento especial: “Gostei muito, fiz uma pulseira e me diverti bastante. Quero voltar nos próximos anos”.

A professora Helênica Velma de Sousa, responsável pela creche Escola Canaã, localizada no bairro São Bernardo, comentou sobre a participação no Criança Engenharia: “Esse é o segundo ano que trazemos nossas crianças para o evento. Quando participei pela primeira vez, percebi o quanto o projeto é educativo e enriquecedor para elas. O contato visual e físico com as atividades faz toda a diferença. Este ano, não poderia deixar de voltar, e trouxemos cerca de 60 crianças, com idades entre 2 e 12 anos. É uma experiência valiosa para o desenvolvimento delas, e pretendemos continuar participando nos próximos anos.”

O projeto Criança Engenharia 2024 ofereceu uma série de atividades interativas e educativas, incluindo oficinas, demonstrações tecnológicas dos cursos do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), exposições de projetos desenvolvidos por empresas juniores e momentos de recreação. Essas atividades foram pensadas para estimular o pensamento crítico e criativo das crianças, além de introduzi-las ao universo das engenharias. Durante o evento, os pequenos aprenderam sobre novas tecnologias e tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os cursos de Engenharia da Computação, Civil e Mecânica. As demonstrações realizadas por alunos e professores do CCT buscaram despertar o interesse das crianças por essas áreas do conhecimento, incentivando-as desde cedo a se interessarem por carreiras nas ciências e na engenharia.

Desde sua criação em 2015, o Projeto Criança Engenharia tem se consolidado como uma iniciativa essencial para a formação de uma nova geração interessada em ciência e inovação. Este ano, o evento reafirmou o compromisso da Uema com a educação de qualidade e com o desenvolvimento de um futuro mais promissor para os jovens maranhenses.

Para conferir as fotos do evento, acesse AQUI!

Por: Karla Almeida

Fotos: Luis Paulo