Uema oferece curso de manutenção de redes de saneamento para técnicos da CAEMA

Por em 11 de outubro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), está realizando um curso sobre manutenção de redes de saneamento básico, focado em reaterro e recomposição de pavimentos. A capacitação ocorre nos dias 10 e 11 de outubro e é voltado para técnicos operacionais da CAEMA.

O curso, ministrado pela Profa. Dra. Mayssa Alves e pelo Prof. Wanderson Moraes, aborda tanto a teoria quanto a prática. Entre os temas estão procedimentos técnicos de reaterro, interpretação de ensaios geotérmicos e compactação de solos.

A iniciativa busca capacitar os funcionários da CAEMA, promovendo a melhoria dos serviços de saneamento no estado. As atividades incluem aulas teóricas e práticas de campo, proporcionando uma formação completa.

O Prof. Fernando Lima, diretor do CCT, destacou a relevância da parceria. “Esta parceria representa uma oportunidade e um momento impar que a universidade tem de ampliar a sua contribuição com a sociedade através da capacitação de profissionais na área de saneamento ambiental para melhor atender a nossa população”, disse.

O saneamento básico envolve abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e manejo de resíduos. Cursos como esse são fundamentais para aprimorar a gestão e ampliação desses serviços.

Fotos: Rafael Carvalho e João Gabriel (Ascom/Uema)