Uema realiza o X Seminário de Pós-Graduação em Geografia

Por em 11 de outubro de 2024

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (PPGeo), realizou no dia 10 de outubro, o X Seminário de Pós-Graduação em Geografia. O evento, que teve como tema “Desigualdades socioterritoriais e saberes ambientais no mundo contemporâneo”, proporcionou um espaço para a apresentação de pesquisas e discussões sobre as dinâmicas espaciais e suas implicações sociais e ambientais.

Durante o seminário, mestrandos apresentaram projetos de pesquisa em duas grandes temáticas: Dinâmica da natureza e conservação e Dinâmicas socioterritoriais, modernizações e desigualdades. Essas sessões ofereceram uma visão das investigações em curso no programa, focadas nas relações entre o espaço, o ambiente e as desigualdades sociais.

A conferência principal, intitulada “Do capitalismo racial à geografia da abolição”, foi proferida por Ruth Gilmore, da City University of New York, trazendo uma análise sobre como o capitalismo racial molda as dinâmicas espaciais e territoriais, abordando também a geografia da abolição como um caminho de resistência e transformação.

O Coordenador do PPPGeo, Prof. Dr. Cristiano Nunes Alves, celebrou a realização da décima edição do evento, destacando o rápido amadurecimento do programa. Ele comentou sobre o avanço mesmo diante das dificuldades enfrentadas em um estado periférico. “É um prazer estar nesse décimo ano de evento. Mostra o amadurecimento do programa e a evolução relativamente rápida, mesmo com as dificuldades. Estamos em um estado periférico e, mesmo com a concentração de recursos no Sul e Sudeste, conseguimos avançar. O evento deste ano combina apoio local e nacional, com mesas de apresentação dos projetos dos alunos do mestrado e doutorado, avaliação de professores externos e internos, e, claro, o grande destaque, a conferência de encerramento com a professora Ruth Gilmore, um nome gigante da Geografia Mundial”, disse ele.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Marcelo Cheche, também enfatizou a importância de seminários como esse para os programas de pós-graduação. “Esses seminários são uma forma de avaliar os trabalhos desenvolvidos, permitindo que os alunos pensem em voz alta sobre o que estão fazendo. Além disso, promovem interação entre os alunos de mestrado e doutorado. Este evento vai além, com uma programação que reflete a articulação entre os programas da Uema, como o Programa de Cartografia Social, Desenvolvimento Socioespacial e Regional e o de História, que enriquecem o diálogo entre as áreas do conhecimento”, destacou.

O X Seminário de Pós-Graduação em Geografia da Uema reafirmou a importância do debate sobre as desigualdades territoriais e os saberes ambientais, contribuindo para a formação de pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento socioespacial e a justiça ambiental.

Por: Paula Lima