Uema realiza 2ª rota da AGA itinerante

Por em 8 de outubro de 2024

Na semana de 30 de setembro a 3 de outubro, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA), promoveu a 2ª rota da AGA Itinerante. Esta ação tem o objetivo de disseminar projetos voltados à sustentabilidade e ao desenvolvimento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em toda a universidade. Durante a rota, foram visitados quatro campi: São João dos Patos, Colinas, Presidente Dutra e Pedreiras.

A programação começou na segunda-feira, 30 de setembro, às 16h, no campus de São João dos Patos. Na terça-feira, 1º de outubro, foi a vez de Colinas, com atividades às 14h. Em seguida, a equipe visitou o campus de Presidente Dutra na quarta-feira, 2 de outubro, às 16h. O encerramento ocorreu em Pedreiras, na quinta-feira, 3 de outubro, às 9h.
Em cada campus, a AGA apresentou, inicialmente, os projetos em desenvolvimento, com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da sustentabilidade e incentivar a participação em ações locais. Num segundo momento, foram discutidas propostas de novos projetos, além da análise dos relatos das Comissões Locais sobre iniciativas já em andamento.

A Superintendência de Gestão Ambiental busca implementar o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que envolve professores, estudantes e técnicos administrativos na resolução de problemas socioambientais da instituição. A superintendência acredita que o desenvolvimento de uma consciência ecológica entre os diversos setores da universidade pode promover a adoção de práticas sustentáveis, fundamentais para a melhoria da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.
A equipe técnica da AGA, juntamente com o comitê diretor e as Comissões Locais, estão focadas na criação de três programas voltados à solução de problemas ambientais que afetam a universidade. O objetivo é otimizar o desempenho ambiental da Uema, consolidando práticas que garantam uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos naturais.
Essas visitas itinerantes são parte fundamental desse processo, buscando engajar a comunidade universitária na transformação ecológica necessária para enfrentar os desafios ambientais contemporâneos.

Por: Caio Marcos