Projeto da Uema desmistifica insetos para crianças em São Luís

Por em 8 de outubro de 2024

A equipe da Biofábrica de Insetos da Uema que faz parte do Projeto “Extensão aplicada ao ensino-aprendizagem da educação ambiental por meio da Biofábrica de Insetos: Caminho para a Inovação e Sustentabilidade” da Pró-Reitoria de Extensão (Edital n.º 07/2024 – PROEXAE/Uema) esteve presente no Colégio Sol, São Luís–MA para a realização de mais uma atividade de extensão.

A atividade realizada refere-se ao Projeto “Desvendando o mundo dos insetos para crianças em séries iniciais: uma oportunidade de aprender e ensinar” do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX (Edital n.º 19/2023 – PROEXAE/Uema) sob a coordenação da Profa. Dra. Joseane R. de Souza e do Prof. Dr. John J. S. Ausique.

Participaram da atividade aproximadamente 300 pessoas, entre crianças das turmas do ensino infantil, adolescentes do 6º ao 8º ano e professores.

O intuito da ação foi educar, prevenir e sensibilizar os participantes sobre mitos e verdades relacionados aos insetos e, principalmente, promover a conscientização para evitar o bullying nas escolas.

Durante a oficina, houve uma roda de conversa para a troca de experiências e vivências dos alunos sobre pediculose e dermatite de pederina (“mijada de potó”). Em seguida, foi apresentado o ciclo de vida do piolho e do potó. De forma lúdica, os alunos assistiram à peça teatral “Uma noite piolhenta”, e, para animar o público, a música “Rock do piolho” foi cantada pela bolsista fantasiada de piolho.

No final da atividade, as crianças e adolescentes puderam observar um exemplar de piolho no microscópio e receberam uma lembrança personalizada com um “kit pente fino” e um quebra-cabeça.

Por: Biofábrica de Insetos da Uema

Fotos: Biofábrica de Insetos da Uema