Professora da Uema participa do XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia

Por em 2 de outubro de 2024

A Profa. Dra. Joseane Rodrigues de Souza, do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade do Centro de Ciências Agrárias da Uema, participou, entre 22 e 26 de setembro de 2024, do XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia e do XVIII Congresso Latino-Americano de Entomologia, realizado em Uberlândia-MG. O tema central deste evento foi “Sustentabilidade e Biodiversidade de Insetos”, que é um dos principais fóruns de discussão sobre entomologia em toda a América Latina.

Durante o congresso, a Prof.ª Joseane e a MSc. Rayane C. M. Oliveira, ex-orientanda do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente (PPGAA/Uema) e atualmente doutoranda da UNESP em Botucatu-SP, apresentaram seis trabalhos — cinco de pesquisa e um de extensão. Dentre eles, foram duas apresentações orais e quatro em formato de banner, todos aceitos entre mais de 1.500 resumos submetidos à comissão científica do evento. As pesquisas abordaram o controle biológico nas culturas de arroz e soja no estado do Maranhão.

O evento reuniu estudantes, professores, pesquisadores e o público em geral no Center Convention em Uberlândia, Minas Gerais. Organizado pela Sociedade Entomológica do Brasil, o evento contou com o apoio de instituições como a Universidade Federal de Uberlândia, a Universidade Federal de Viçosa, a Federação de Entomologia Latino-Americana, a Sociedade Brasileira de Entomologia, a Universidade Federal do Espírito Santo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O congresso foi uma oportunidade ímpar para a convivência, discussão, inovação, colaboração e troca de experiências entre os agentes científicos da indústria, da sociedade brasileira, da América Latina e de diversas partes do mundo.

Por: Assessoria de Comunicação – Ascom/Uema